22 de Junho de 2025 postado por Antonio Collar
Os fãs da NBA acordaram neste domingo (22) com a expectativa pelo jogo 7 das Finais entre OKC Thunder e Indiana Pacers, mas ganharam de presente uma troca bombástica antes de a bola subir em Oklahoma. Kevin Durant jogará no Houston Rockets a partir da próxima temporada.
A movimentação não chega a ser uma surpresa. Já era de conhecimento público tanto o interesse do Phoenix Suns de trocar Durant quanto o dos Rockets de adquirir o veterano bicampeão da liga e MVP de 2014.
Para fechar o negócio, Houston abriu mão de Jalen Green, 23 anos, e Dillon Brooks, 29. Além dos dois jogadores, a franquia do Texas enviará a 10ª escolha do Draft de 2025 e mais quatro picks de segunda rodada.
Kevin Durant completará 37 anos em setembro, antes de a temporada 2025-26 começar. Ele receberá um salário de U$ 54.7 milhões (R$ 300 milhões, na cotação atual) neste período. Depois disso, KD se tornará agente livre e poderá assinar com qualquer equipe por outro valor - incluindo o próprio Rockets.
Troca de Kevin Durant foi boa para o Lakers?
Ainda que os Lakers não tenham sido envolvidos no negócio, vale o torcedor ficar de olho. Afinal, a troca mexe com dois rivais diretos dentro da Conferência Oeste.
Na atual temporada, os Rockets ficaram com a segunda posição, uma acima dos Lakers. Os Suns foram a principal decepção do ano, ficando de fora até mesmo do Play-in, terminando com apenas 36 vitórias e a 11ª colocação.
Para o Lakers e também para os demais times do Oeste, esta troca para um indicativo de que algo a mais está por vir. Os Suns acrescentam juventude e defesa com as chegas de Green e Brooks, mas perdem versatilidade ofensiva com a saída de Durant.
Ainda que Jalen Green tenha potencial a ser desenvolvido, o encaixe dele com Devin Booker é um ponto de interrogação. À primeira vista, são dois jogadores que, pelo estilo, não parecem se complementar em quadra. Ou seja, a troca parece boa para os Suns pensando no futuro, mas é difícil imaginar a equipe como uma candidata ao título no próximo ano sem que algum outro movimento seja feito.
Já a situação dos Rockets é diferente. O time finalmente adiciona uma superestrela confiável ao seu jovem elenco, mas para isso foi preciso abrir mão daquele que vinha sendo o principal nome desta nova estrutura estabelecida desde a saída de James Harden, em 2021.
O novo time titular do Rockets
Os Rockets mantém nomes promissores como Alperen Sengun, Amen Thompson Jabari Smith Jr. Os veteranos Fred VanVleet e Steven Adams, colega de Durant nos tempos de OKC, também permanecem. Para os Rockets, portanto, a chegada de Durant será uma excelente adição ofensiva.
Algo que ficou bastante claro na eliminação de Houston para o Golden State Warriors neste ano foi a falta de experiência dos seus principais pontuadores. Agora, o time substitui um jovem em formação por uma estrela com um longo histórico nos Playoffs e um dos principais cestinhas de todos os tempos.
Sem dúvidas, a troca de Durant adiciona mais um sério candidato ao título no caminho dos Lakers.