04 de Junho de 2025 postado por Paola Zanon
Ver um jogo do Los Angeles Lakers no Brasil pode não ser mais um sonho tão impossível assim, nem tão distante. Mark Tatum, vice-comissário da NBA, foi bastante sincero sobre a possibilidade de realizar partidas por aqui no futuro.
Conversas com o governo e investidores brasileiros
O executivo esteve em São Paulo no começo do ano e chegou a ter uma conversa com o atual governador, Tarcísio de Freitas, sobre trazer jogos para a capital do estado. Ele também conversou com investidores interessados em satisfazer as necessidades para receber partidas da liga.
"Eu acho que, em um futuro não tão distante, nós vamos voltar com potenciais jogos no Brasil. O interesse da NBA em voltar ao Brasil é incontestavelmente o mais alto nível de interesse que já tivemos! Teve um reconhecimento que isso tem que mudar, e tivemos alguns comprometimentos que eles se antentariam a isso. Quando isso for resolvido, poderemos pensar em jogar em São Paulo e voltar ao Rio também", disse ele, em entrevista ao Globo Esporte.
Estrutura é o principal desafio
Por enquanto, o maior impasse é que não existe um ginásio dentro dos padrões exigidos pela liga; são questões como capacidade e estrutura. Mas o Rio de Janeiro está bem perto destes padrões desde que sediou os Jogos Olímpicos em 2016, com a Rio Arena, que hoje se chama Farmasi Arena e recebe eventos esportivos mundiais, como o UFC.
Em São Paulo, o melhor ginásio é o do Ibirapuera, que precisaria de uma grande reforma para se adequar a esses padrões. Mas há o projeto de criar a Arena São Paulo, que se encaixaria nas exigências. O problema é que as obras sequer começaram —estavam previstas para este ano.
Em geral, o Brasil é um grande mercado para os esportes de nível mundial. Além de edições anuais do UFC, por exemplo, a NFL também decidiu trazer jogos para cá. O primeiro, em 2024, fez tanto sucesso que a próxima temporada terá mais dois jogos na Arena Corinthians, em São Paulo. Um dos times confirmados é o badalado Kansas City Chiefs, de Travis Kelce e campeão do ano passado.
Sendo uma liga esportiva de interesse mundial, a NBA passou a investir na realização de jogos em outros países. México, Espanha e Emirados Árabes estão entre os que já receberam uma partida oficial.
Histórico de jogos da NBA no Brasil
Como mencionado por Mark Tatum, o Brasil já recebeu alguns jogos da NBA, mas todos de pré-temporada, no Rio de Janeiro.
A primeira partida aconteceu em 2013, entre Chicago Bulls e Washington Wizards, e a segunda, no ano seguinte, com Miami Heat e Cleveland Cavaliers —onde na época, jogava Anderson Varejão. Ambos os duelos aconteceram na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico. Ela tem uma capacidade para 16 mil espectadores em um jogo de basquete.
Com a possibilidade de trazer jogos oficiais da NBA para o Brasil, não é impossível que o Lakers esteja entre os times escolhidos para visitarem nosso país, dada sua popularidade por aqui. Certamente seria lucrativo para a liga.
Outros times populares são Boston Celtics, Golden State Warriors, Chicago Bulls, Milwaukee Bucks, Brooklyn Nets e New York Knicks. Caso a NBA siga a lógica da NFL em trazer times que contam com grandes torcidas brasileiras, esses times podem visitar o Brasil em breve —mas o torcedor que quiser marcar presença, terá que abrir bastante o bolso.