03 de Junho de 2025 postado por Paola Zanon
Pelas campanhas feitas ao longo da temporada regular da NBA, o New Yok Knicks chegou às Finais do Leste como o time favorito contra o Indiana Pacers, mas assim como o Lakers, acabou decepcionando e sendo eliminado —pelo menos não foi diante da própria torcida.
Mas se teve algo de positivo para o time de Nova Iorque nessa derrota dolorosa, foi a lição que ficou para a próxima temporada, e que por acaso, também serve como uma luva para o nosso time: o banco também precisa jogar.
Na NBA, não é demérito ser um jogador reserva, tanto que existe até o prêmio de Sexto Homem do Ano, que reconhece a importância de quem mais se destacou vindo do banco. E muitas vezes, um jogador reserva fica em quadra até mais tempo que jogadores titulares; foi o caso de Dorian Finney Smith ao substituir Jaxson Hayes.
E foi justamente a falta de opções no banco que fez a diferença para o Knicks e para o Lakers. Durante o Jogo 6 contra o Pacers, que culminou na eliminação de Jalen Brunson e companhia, o banco nova-iorquino anotou, ao todo, 20 pontos. Enquanto isso, do lado do Indiana, Obi Toppin sozinho, saindo do banco, anotou 18.
Ao todo, os reservas do Pacers registraram 38 pontos; a diferença final no placar foi de 17 pontos. Ou seja, os 18 pontos a mais marcados pelo banco do Indiana fizeram total diferença para a vitória.
Lakers sofreu nas mãos de Naz Reid
Um dos heróis do Minnesota Timberwolves durante a série contra o Lakers não estava entre os titulares: Naz Reid, que teve uma média de 22 minutos por jogo.
O pivô brilhou em todas as partidas da série, especialmente no Jogo 4, ao marcar 16 pontos, sendo seis deles em bolas triplas. Reid teve um aproveitamento de 47% nos arremessos de quadra, uma forte presença de garrafão na defesa e também foi essencial no espaçamento ao alcançar uma eficiência de 36% nos arremessos de perímetro.
Banco do Lakers x Banco do Timberwolves
Os outros bancários de Minnesota também ajudaram a manter o ritmo ofensivo do time, enquanto os reservas do Lakers mal entraram em quadra, demonstrando a pouca confiança de JJ Redick neles.
A média de pontos do banco do Wolves na série foi de 26,8, enquanto a do Lakers foi de apenas 11. A única partida que nós vencemos foi justamente a que tivemos o melhor desempenho vindo do banco, com 19 pontos —e ainda assim, ficamos abaixo dos 25 marcados por eles.
Confira abaixo a diferença ofensiva gritante entre os reservas de Minnesota e Los Angeles em cada uma das séries:
Jogo 1: 43 a 13 para Wolves
Jogo 2: 19 a 13 para Wolves
Jogo 3: 25 a 19 para Wolves
Jogo 4: 25 a 6 para Wolves
Jogo 5: 22 a 4 para Wolves
Ou seja, se o Lakers quiser ser campeão da NBA com Luka Doncic e LeBron James, além de um pivô de primeira linha, Rob Pelinka também precisa ir atrás de reforços para o banco. E fica a dica: o próprio Naz Reid será um agente livre ao final de junho.