18 de Julho de 2025 postado por Antonio Collar
LeBron James e Stephen Curry dividiram o protagonismo na NBA nos últimos anos, com quatro títulos para cada lado, múltiplos prêmios de MVP e encontros diretos nas finais da liga. E a reta final de carreira das duas superestrelas também tem lá suas semelhanças.
A última temporada mostrou que, apesar das idades avançadas - LeBron com 40 e Curry com 36 -, os dois ainda têm lenha para queimar e podem ser fundamentais na disputa por mais títulos. Os dois, aliás, foram eleito para o All-NBA Second Team de 2025.
Coincidências de movimentos das diretorias
Outra coincidência entre situação parecida entre os rivais está nos movimentos feitos por Lakers e Warriors antes da última trade deadline. Enquanto a franquia de LA adquiriu Luka Doncic e decolou para terminar com a terceira melhor campanha do Oeste, Golden State conseguiu adicionar Jimmy Butler ao plantel, resultando em uma até então improvável classificação direta aos Playoffs.
Na pós-temporada, os dois pararam no mesmo Minnesota Timberwolves. Enquanto os Lakers sofreram sem um pivô, os Warriors agonizaram uma lesão muscular de Curry, que esteve em quadra em apenas um dos cinco confrontos daquela série.
Warriors é o único time que não se reforçou na offseason

A offseason de LeBron James e Stephen Curry também não ter sido muito diferente. Embora Lakers e Warriors tenham terminado a temporada passada com claras necessidades de movimentação em seus elencos, até agora pouca coisa foi feita pelas diretorias neste sentido.
No caso da franquia de São Francisco, a situação é ainda pior: o Golden State é o único time em toda a NBA que não contratou ninguém e também não renovou com nenhum atleta do elenco de 2024-25. Até agora, a única diferença para a equipe do ano passado foi a saída de Kevon Looney, que assinou um contrato de dois anos com o New Orleans Pelicans. Para o seu lugar, o principal alvo é Al Horford, dos Celtics, que segue com futuro indefinido.
No lado dos Lakers, uma chegada importante, mas também uma baixa que deve fazer muita falta. O tão desejado pivô chegou, com DeAndre Ayton sendo contratado após ter sua saída confirmada do Portland Trail Blazers. No entanto, Dorian Finney-Smith, um dos reforços mais importantes da temporada passada, ficou livre no mercado e juntou-se ao Houston Rockets de Kevin Durant.
Com isso, fica claro, até o momento, o Golden State Warriors piorou na comparação com o time que foi semifinalista da Conferência Oeste. Os Lakers seguem em situação parecida: o quinteto inicial é forte, mas ainda precisa de mais profundidade, além de uma piora significativa na defesa com a saída de Finney-Smith.
Lakers ou Warriors: qual time é melhor?

Ainda falta tempo para a próxima temporada começar, mas já é possível fazer uma projeção das equipes que devemos ver a partir de outubro. Abaixo, vamos analisar os duelos jogador por jogador em cada posição.
Luka Doncic x Stephen Curry
Vantagem: Stephen Curry
Luka Doncic é um dos melhores jogadores em atividade na liga e já deu mostras de quem potencial para se tornar o jogador mais letal do planeta. Até o momento, porém, Curry é a aposta mais segura. O camisa 30 já marcou seu nome na história.
Austin Reaves x Buddy Hield
Vantagem: Austin Reaves
Um dos jogadores que mais evoluiu na NBA nos últimos anos, mostrou desde a chegada de JJ Redick que tem capacidade para ser um pontuador em alto volume.
LeBron James x Jimmy Butler
Vantagem: LeBron James
Com todo respeito a Jimmy Butler, mas nem cabe comparação nesta disputa.
Rui Hachimura x Draymond Green
Vantagem: Draymond Green
Aqui, vitória dos Warriors. Apesar do destempero que muitas vezes custa caro, Green é um dos líderes de uma das mais vitoriosas equipes na história da NBA, além de ser um excelente defensor até os dias de hoje. Também é um dos cérebros da equipe no ataque, mesmo não sendo um bom pontuador.
DeAndre Ayton x Trayce Jackson-Davis
Vantagem: DeAndre Ayton
Jackson-Davis dificilmente será de fato o pivô titular dos Warriors até o começo da temporada, mas é o nome disponível no momento. Ainda que Ayton não tenha se tornado o jogador que todos esperavam, é claramente superior à opção dos Warriors.



