30 de Julho de 2025 postado por Paola Zanon
Parece que James Harden estava certo quando declarou que Daryl Morey, presidente do Philadelphia 76ers, "é um mentiroso". O executivo afirmou que o título do Los Angeles Lakers em 2020, na bolha, não seria legítimo.

Título controverso
Em entrevista ao site The Athletic, Morey disse muitas pessoas ao redor da NBA concordam que o título conquistado pelo Lakers na bolha, durante a pandemia de Covid-19, tem um "asterisco", mas não explicou o que seria esse asterisco.
"Todo mundo com quem eu converso na liga, em particular, concorda que isso não se sustenta de fato como um verdadeiro campeonato. Talvez o legado duradouro da bolha da NBA seja que a NBA deve se orgulhar de sua liderança tanto no início quanto no fim da pandemia, mesmo que o campeão fique para sempre marcado por um asterisco", declarou.
O campeonato, de fato, acabou virando motivo de piada para fãs da liga —especialmente entre os rivais, como torcedores do Boston Celtics e Golden State Warriors. Os principais questionamentos são sobre os jogos não terem acontecido todos em Orlando, sem a presença de torcedores —algo que teria impactado a dinâmica das partidas por eliminar vantagens e desvantagens de jogar dentro ou fora de casa, sem nenhum tipo de pressão externa.
Mas o fato é que a própria NBA considera, sim, o controverso "título da Bolha" legítimo, conquistado em pé de igualdade.
Bolha da NBA
A temporada 2019-20 da NBA foi interrompida no dia 11 de março de 2020, faltando poucos jogos para o começo dos Playoffs, por causa do grande avanço da pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada depois que Rudy Gobert, então no Utah Jazz, testou positivo para o coronavírus horas antes do jogo contra o Oklahoma City Thunder, fora de casa.
As atividades foram retomadas entre junho e julho, dentro de um protocolo jamais visto antes. Todos os jogadores da liga foram confinados no complexo da Disney, que estava fechada para visitantes. Após um período de quarentena, todos os atletas, dirigentes, técnicos e funcionários eram submetidos a testes regulares para a doença, por questões de segurança.
Além disso, o uso de máscaras fora de quadra era totalmente obrigatório, e jogadores dentro do "grupo de risco" ou lesionados não receberam permissão para jogar. Os jogos foram, enfim, retomados, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar um surto de coronavírus entre jogadores e funcionários. A presença da torcida, logicamente, foi vetada.
![]()
Alguns jogadores tiveram reações negativas com a volta da NBA, mas a Bolha se provou extremamente eficaz, sem nenhum contágio até o final dos Playoffs. Todos os times jogaram nas mesmas condições.
Sobre a falta de torcida, o Lakers foi o time mais prejudicado, já que como líder da Conferência Oeste e melhor campanha que o Miami Heat, finalista do Lest, nosso time teria o fator "casa" em um eventual Jogo 7. Além disso, todos jogaram para conquistar aquele título, o que o torna realmente legítimo.



