10 de Setembro de 2025 postado por Paola Zanon
Mesmo com mais um duplo-duplo e quase 40 pontos de Luka Doncic, a Eslovênia acabou sendo superada pela Alemanha na tarde desta quarta-feira (10), por 99 a 91, em jogo válido pelas quartas de final da EuroBasket e deu adeus à competição.
Luka Doncic x Arbitragem
Em menos de três minutos de jogo, Luka Doncic levou a primeira falta do jogo —e não foi qualquer falta; ele levou uma técnica por reclamar sobre a arbitragem não ter apitado uma da Alemanha em cima dele. E ele não foi o único esloveno com problema de falta; Aleksej Nikolic e Alen Omic chegaram a ser expulsos no último período com cinco cada um (o máximo nas regras da FIBA).
Apesar de estar diante de uma seleção invicta na EuroBasket, a Eslovênia conseguiu assumir o controle da partida durante boa parte do primeiro tempo, quando chegou até a liderar por 11 pontos ao mesmo tempo em que fazia uma boa defesa.
O problema foram as faltas de Doncic, que chegou ao intervalo com três, correndo o risco de levar a quarta porque seguiu em quadra. O astro do Los Angeles Lakers só foi para o banco quando a Eslovênia voltou a abrir cinco pontos de vantagem, com 22 feitos por ele.
And so it begins... #EuroBasket | #MakeYourMark
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
https://t.co/O8gpIsQl2R pic.twitter.com/Tj2RizUV0y
Inteligência em quadra
Luka cometeu a quarta falta ainda no começo do terceiro período, mas com a Alemanha cada vez mais agressiva, seria qualquer decisão do técnico entre tirá-lo ou mantê-lo em quadra seria arriscada —e ele preferiu manter. Doncic, que estava sendo muito eficiente na defesa, precisou fazer um jogo mais discreto no garrafão.
Mesmo pendurado, o cestinha da EuroBasket, de alguma forma, conseguiu jogar como se fosse um fantasma em quadra. Inteligente, Luka investiu em jogadas discretas, surpreendendo os alemães com rápidos ataques. Mas com mais jogadores pendurados, nada disso foi suficiente para evitar a virada da Alemanha no último quarto.
Doncic, com quatro faltas, ainda conseguiu chegar a mais um duplo-duplo ao registrar 39 pontos e 10 rebotes, além de sete assistências. A estrela eslovena volta para casa como forte candidato ao prêmio de MVP da competição europeia de basquete.
Izjemna igra Slovencev in odlicno izhodisce pred drugo polovico igre!#mojtim pic.twitter.com/CTpUjZTnjt
— Kosarkarska zveza SIovenije (@kzs_si) September 10, 2025



