07 de Setembro de 2025 postado por Paola Zanon
A Eslovênia está nas quartas de final da EuroBasket 2025 graças a mais uma atuação absurda de Luka Doncic, que é o cestinha da competição e liderou a vitória por 84 a 77 neste domingo (7). A seleção eslovena agora vai encarar a Alemanha na próxima quarta-feira (10).
Duplo-duplo de Luka Doncic
A Itália cometeu 14 turnovers na partida, mas o maior erro dela foi demorar a tratar Doncic como o jogador brilhante que ele é; a defesa de um contra um permitiu com que a estrela do Los Angeles Lakers marcasse 22 dos 29 pontos da Eslovênia só no primeiro quarto, enquanto o time inteiro de italianos registrou apenas 11.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Antes do começo do segundo período, Luka precisou ir ao vestiário por sentir dores na coxa. Sem ele, os eslovenos cederam nove pontos para a Itália e marcaram apenas três. O armador voltou depois de seis minutos, atraindo a marcação e deixando seus companheiros mais livres para pontuar.
Apesar de ainda estarem em vantagem, Doncic deu uma bronca no time por deixarem a Itália encostar. Mas ele mesmo deu a resposta ao anotar oito pontos em apenas quatro minutos para sair para o intervalo com uma diferença de 10, chegando a 30 na partida.
Honestly, how do you defend this? You just pray it doesn't go in.#EuroBasket pic.twitter.com/KiwEofUeWN
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 7, 2025
No segundo tempo, os italianos finalmente acertaram a marcação em cima de Luka, que ficou reduzido a apenas cinco pontos no terceiro período —esse foi o único que a Itália venceu, mas seguiu atrás no placar. No último quarto, a marcação continuou pesada em cima de Doncic, e a diferença chegou a cair para apenas três pontos.
Sem conseguir pontuar, Luka passou a dominar os rebotes, ofensivos e defensivos, fechando o jogo com um duplo-duplo de 42 pontos e 10 rebotes para garantir a classificação da Eslovênia.
Uma fera na defesa
Luka Doncic ultrapassou os 40 pontos na EuroBasket, mas sua jogada mais decisiva na partida foi inesperadamente um rebote defensivo. O astro voou na bola que sobrou de um arremesso errado da Itália, que poderia ter diminuído a diferença no placar para apenas dois pontos a 35 segundos do fim da partida.
Ele também pegou os dois rebotes anteriores a esse; um na defesa, e outro no ataque —o que lhe rendeu mais dois pontos na conta. E essa é uma ótima notícia para o Lakers, que teve uma das defesas mais frágeis da última temporada da NBA. JJ Redick certamente estava sorrindo de orelha a orelha quando o jogo terminou.



