15 de Outubro de 2025 postado por Paola Zanon
Tanto o Los Angeles Lakers quanto o Phoenix Suns têm um objetivo em comum na temporada 2025-26 da NBA: chegar muito mais competitivos do que estavam na última temporada —principalmente o time do Arizona, que sequer foi para o Play-in. E os jogos da pré-temporada mostram que as duas equipes parecem estar no caminho certo.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Lakers x Suns
Os dois times se encontraram duas vezes na pré-temporada, com duas vitórias para o Suns. Nenhuma das equipes estava completa nos dois encontros, o que permitiu aos dois técnicos testarem diferentes tipos de rotação. O que deu para aprender até agora é que o banco de Phoenix é mais forte que o do Lakers, então esse é um ponto a melhorar.
Para enfrentar o Suns no mesmo nível, o nosso time também precisa cometer menos turnovers; a nossa média de erros foi 20 contra 13 dos adversários.
Por serem da mesma divisão, Lakers e Suns se encontrarão quatro vezes ao longo da temporada regular: 1º e 23 de dezembro, 26 de fevereiro e 10 de abril, sendo dois jogos em casa e dois fora. Se o time de Los Angeles não corrigir as principais falhas, será difícil conseguir, pelo menos, duas vitórias.
Rivalidades vão apimentar os duelos
Além da competitividade, outros fatores deixarão o duelo muito mais interessante a partir desta temporada, com algumas rivalidades pessoais a serem resolvidas dentro da quadra.
Luka Doncic x Devin Booker

As faíscas entre Luka Doncic e Devin Booker começaram nos Playoffs de 2022, quando Dallas Mavericks e Suns se enfrentaram na segunda rodada. O time de Phoenix tinha a melhor campanha da liga, enquanto o Mavs era a zebra. Todos os jogos da série foram tensos, marcados por provocações verbais entre as duas estrelas disputando quem brilhava mais.
O ponto alto da série foi o Jogo 7, em que Dallas massacrou o Suns em casa, por 123 a 90, avançando para as Finais do Oeste. Neste jogo, Luka disse para Devin: "Todo mundo age como durão quando está vencendo", devolvendo uma provocação de Booker, que o havia chamado de "Special Luka" por causa de uma falta marcada contra o esloveno —e que Devin não considerou falta. Isso tirou Doncic do sério.
Desde então, sempre que Booker e Doncic se enfrentam, os duelos são marcados por olhares tortos, risadas sarcásticas e trash talk entre os dois. O esloveno ainda foi além ao postar nas redes sociais a música "Coco Chanel", do cantor Bad Bunny, que na época era namorado de Kendall Jenner, ex de Devin Booker.
Na letra, o porto-riquenho canta "Mas o sol de Porto Rico é mais quente que o de Phoenix", uma indireta ao jogador —e exatamente a parte que Doncic publicou.
LeBron James x Dillon Brooks
Até parece piada, mas realmente existe uma rivalidade entre LeBron James e Dillon Brooks, que começou nos Playoffs de 2023. O Memphis Grizzlies, time do defensor na época, tinha a segunda melhor campanha do Oeste, enquanto o Lakers precisou passar pelo Play-in para se classificar. Os garotos do Tennessee pensaram que seria fácil, mas estavam enganados.
Após a primeira vitória do Grizzlies, Brooks alfinetou LeBron, chamando-o de velho e dizendo que queria tê-lo enfrentado quando ainda era jovem, porque nesse caso, seria um desafio de verdade. Acontece que o Lakers eliminou o Grizzlies em seis jogos; depois da classificação, James respondeu: "Se você me ver lutando na floresta com um urso pardo, ajude o urso", em referência ao mascote dos adversários.
Deandre Ayton x Phoenix Suns
Novo pivô do Lakers, Deandre Ayton foi draftado pelo Suns em 2018 como a 1ª escolha geral. Ao lado de Devin Booker e Chris Paul, o defensor levou o time às Finais da NBA em 2021, perdendo para o Milwaukee Bucks. Mas depois disso, a relação entre Ayton e o time —sobretudo com o técnico Monty Williams— começo a se deteriorar.
Após a derrota nas Finais da NBA, o Suns se recusou a dar uma extensão máxima para Ayton, que ficou desmotivado e acabou se distanciando do grupo. A tensão explodiu no Jogo 7 contra o Dallas Mavericks, na segunda rodada dos Playoffs em 2022 —mesmo jogo em que Doncic devolveu a provocação de Booker.
Ayton foi retirado de quadra e, ao ir para o banco, discutiu com Williams, marcando um rompimento público entre os dois. O pivô manteve boas estatísticas na temporada seguinte, mas a falta de química com o time era gritante. Com a chegada de Kevin Durant, Ayton perdeu ainda mais sua conexão com o time, sendo visto como dispensável. A troca ao final da temporada foi inevitável; o pivô foi parar no Portland Trail Blazers, sem Damian Lillard e longe de qualquer holofote.
Agora no Lakers, Deandre tem a chance de mostrar ao Suns que ele não era uma peça descartável, mesmo com um nome como Kevin Durant no time —ele agora vai jogar ao lado de LeBron James e Luka Doncic, exercendo um papel fundamental na defesa. Embora Monty Williams não seja mais o técnico, o ressentimento ainda não ficou no passado.



