10 de Outubro de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers confirmou nesta quinta-feira que LeBron James vai perder o jogo de estreia da temporada 2025-26 devido a um quadro de dor ciática no lado direito do corpo. Essa será a primeira vez na carreira do jogador que ele não estará disponível para a estreia de uma temporada da NBA. Segundo o comunicado oficial, LeBron será reavaliado em três a quatro semanas.
Entenda a lesão
De acordo com a Cleveland Clinic, a dor é causada por lesão ou irritação do nervo ciático, que se estende da parte inferior das costas até as pernas. O problema pode afetar um ou mais nervos que passam pela lombar, quadril e nádegas, causando desconforto, dormência e limitação de movimentos.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
LeBron, que completa 40 anos em dezembro, já havia sido poupado de todos os treinos e dos dois primeiros jogos da pré-temporada por conta de uma irritação nervosa no glúteo. Agora, com o agravamento do quadro, ele não apenas ficará fora de toda a pré-temporada, mas também das primeiras partidas da temporada regular.
Primeira ausência em uma estreia de temporada
![]()
Em 23 anos de carreira, LeBron nunca havia perdido o jogo de abertura de uma temporada. Até então, o recorde mais “cedo” de uma ausência havia sido em 2019-20, quando ficou fora da quarta partida do Lakers no campeonato.
De acordo com a programação, o Lakers abre a temporada em casa, no dia 21 de outubro, contra o Golden State Warriors. Com a previsão de ausência de três a quatro semanas, LeBron deve perder também os confrontos contra Minnesota Timberwolves, Sacramento Kings, Portland Trail Blazers e novamente o Timberwolves.
JJ Redick adota tom cauteloso: “Ele está em seu próprio cronograma”
O técnico JJ Redick afirmou após o treino desta quinta-feira que LeBron está sendo tratado com total cautela. “Ele está em seu próprio cronograma”, disse Redick. “A gente sabia que ele precisaria de um período maior de ramp-up para chegar na estreia. Agora, é seguir o plano e cuidar do corpo.”
Durante o training camp, Redick havia revelado que LeBron estava lidando com uma leve irritação nervosa e que o objetivo era garantir que o astro estivesse pronto para o início da temporada. A nova atualização, porém, indica que o processo de recuperação será mais longo do que o previsto.
Lakers sem LeBron e sem ritmo coletivo
O time já tem enfrentado dificuldades para treinar com o elenco completo. Luka Doncic, poupado após o desgaste do Eurobasket, também perdeu as duas primeiras partidas da pré-temporada e segue em cronograma individual. O novo pivô Deandre Ayton lamentou a falta de tempo de quadra com as principais estrelas. “D.A. teve alguns dias com Luka, mas ninguém trabalhou com Bron ainda”, disse Redick. “Não só ele, todos.”
Na ausência de LeBron, o Lakers precisará definir um novo titular para atuar ao lado de Doncic, Ayton, Austin Reaves e Rui Hachimura. Os candidatos incluem Jarred Vanderbilt, Marcus Smart — que voltou aos treinos após lesão no tendão de Aquiles e uma gripe — e o recém-chegado Jake LaRavia.
O peso da ausência
Mesmo aos 40 anos, LeBron segue em alto nível: foi selecionado para o All-Star Game pela 21ª vez consecutiva e manteve presença em um dos times All-NBA. Ele exerceu sua opção de jogador nesta offseason e tem contrato até 2026 — o primeiro período de sua carreira sem extensão já garantida após o vínculo atual.
Agora, o foco do Lakers será atravessar as próximas semanas sem o maior pontuador da história da NBA e manter a competitividade até seu retorno.



