Entrar para o Hall da Fama do Basquete é uma das maiores honrarias concecidas a um jogador ou treinador da modalidade, ou até mesmo contribuintes históricos. Não é à toa que ele recebe o nome de Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em homenagem a James Naismith, inventor do basquetebol.

O memorial fica localizado em Springfield, no estado de Massachussetts, e homenageia nomes de todo o mundo, mesmo que não tenham passado pela NBA.

Até hoje, mais de 400 nomes já foram introduzidos no Hall da Fama do Basquete, entre jogadores, técnicos, árbitros e contribuintes diretos, como executivos de franquias, por exemplo.

O Lakers no Hall da Fama do Basquete

Um dos times mais tradicionais da NBA, O Lakers também é um dos times com um grande número de nomes relacionados que já foram introduzidos no Hall da Fama do Basquete.

Entre as personalidades homenageadas estão campeões, técnicos e jogadores que tenham passado ao menos uma temporada no Minneapolis ou Los Angeles Lakers, desde 1949 até hoje. 

O nome mais recente da lista é Pau Gasol, introduzido em 2023, mesmo ano em que sua camisa do Lakers foi aposentada e pendurada no alto da Crypto.com Arena. Ao todo, foram 31 jogadores e sete treinadores; o ex-presidente Jerry Buss, responsável pela mudança de cidade do Lakers, entra na lista de homenageados como contribuinte direto.

Confira abaixo a lista completa de jogadores e técnicos que já passaram pelo Lakers e entraram para o Hall da Fama:

Jogadores

Adrian Dantley
Bob McAdoo
Charles Scott
Clyde E. Lovellette
Connie Hawkins
Dennis Rodman
Dick Barnett
Elgion Baylor
Gail Goodrich
Gary Payton
George Mikan
Jamaal Wilkes
James Worthy
Jerry West
Jim Pollard
Kareem Abdul-Jabbar
Karl Malone
Kobe Bryant
Lou Hudson
Magic Johnson
Michael Cooper
Mitch Richmond
Pau Gasol
Slater Martin
Shaquille O’Neal
Spencer Haywood
Steve Nash
Vern Mikkelsen
Vlade Divac
Wilt Chamberlain
Zelmo Beaty

Técnicos

Bill Sharman
Del Harris
John Kundla
Pat Riley
Phil Jackson
Rudy Tomjanovich
Tex Winter