A vitória sobre o Toronto Raptors no último domingo (18) foi um respiro de alívio diante da faze de instabilidade que o Los Angeles Lakers está vivendo na temporada 2025-26 da NBA. E o que era nossa maior fraqueza, acabou se transformando em uma grata surpresa: o jogo defensivo.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
A melhor defesa do Lakers na temporada
O placar de 110 a 93, que garantiu a vitória mais recente do Lakers, foi também o menor número de pontos que nossa defesa permitiu desde o começo da temporada, em 21 de outubro. Antes disso, o menor número de pontos de um adversário havia sido em 15 de novembro, com o triunfo sobre o Milwaukee Bucks, por 119 a 95.
A estratégia de defesa de JJ Redick foi colocar pressão no perímetro, limitando o número de bolas triplas dos jogadores do Raptors; o aproveitamento do time canadense foi de apenas 21,9% nos arremessos para três pontos diante de uma média que costuma ser superior a 33% por jogo.
Mas cada time tem sua particularidade, então, tanto a leitura do técnico, quanto a leitura dos jogadores são essenciais para traçar uma estratégia defensiva. Contra o Denver Nuggets, por exemplo, essa pressão no perímetro pode até ajudar, mas é necessário também diminuir a eficácia da equipe do Colorado dentro do garrafão, jpa que 50% dos pontos marcados por eles na temporada foram dessa forma.
Também será preciso tomar cuidado com o número de faltas; o Nuggets está com mais de 80% de aproveitamento nos lances livres. Por último, a defesa do Lakers terá que impedir os rebotes ofensivos, já que Denver tem um elenco bastante alto, o que facilita pontos de segunda chance.
Se Redick e o elenco fizerem a leitura correta na noite desta terça-feira (20), o Lakers pode sonhar com uma nova sequência de vitórias na temporada regular.
Mudança no quinteto titular
Uma mudança fundamental na defesa do Lakers foi a “promoção” de Marcus Smart ao quinteto titular. Ele conseguiu a vaga durante a ausência de Rui Hachimura, que perdeu alguns jogos recentementes por causa de dores na panturrilha.
Mais experiente e com um prêmio de Jogador Defensivo do Ano no currículo, Smart pode até não ser a melhor aposta no ataque, apesar de atuar como armador, mas ele, definitivamente, tem uma boa leitura defensiva.
Ao orientar Deandre Ayton em quadra, Smart tem ditado o ritmo defensivo do Lakers. Ainda há muito a melhorar, mas ter um jogador como ele no quinteto titular já é um grande passo para isso.