O Lakers está em primeiro lugar na conferência oeste, além de estar em terceiro lugar na classificação defensiva da liga e sexto na classificação ofensiva. Tudo está perfeito em Tinseltown, certo?
Não exatamente.
O Lakers começou a temporada de 2021 com uma das tabelas de jogos mais fáceis da NBA, deixando todos os teóricos da conspiração em alvoroço. O Lakers teve o período de offseason mais curto da história da NBA, então talvez Adam Silver tenha dado ao time um começo de partidas maravilhosamente fáceis para pedir desculpas aos Campeões.
O Lakers jogou apenas uma partida contra um time com campanha acima de 50% ou melhor – O Clippers (6-3) – e perdeu por sete pontos.
As seis vitórias do Lakers aconteceram contra três times que não têm chance de chegar aos playoffs (Grizzlies, Spurs e Timberwolves) e o Mavs que está cambaleando sem seu pivô titular, Kristaps Porzingis.
O Lakers derrotou a escória da NBA. No entanto, com os jogos contra Houston, New Orleans, Golden State, Milwaukee e Philadelphia chegando em janeiro, a tabela de jogos será muito mais desafiadora.
Frank Vogel deve alterar suas rotações, ou o Lakers pode acumular derrotas enquanto a temporada de 2021 vai evoluindo. Vamos dar uma olhada nas rotações que Vogel implantou até agora:
O time titular
PG: Dennis Schröder
SG: Kentavious Caldwell-Pope
SF: LeBron James
PF: Anthony Davis
C: Marc Gasol
Aqui está a primeira rotação típica de Frank Vogel:
LeBron James joga os primeiros seis minutos do jogo até que Kyle Kuzma o substitua.
Marc Gasol joga os primeiros oito minutos do jogo, e Frank Vogel o substitui por Montrezl Harrell.
Kentavious Caldwell-Pope joga os primeiros dez minutos e LBJ volta para substituí-lo.
Dennis Schröder e Anthony Davis jogam todo o primeiro período.
Muitas perguntas surgem sobre a escalação inicial de Frank Vogel e da rotação do primeiro quarto.
Aqui estão as duas questões mais urgentes:
Por que LeBron James volta ao jogo faltando dois minutos para fechar o período?
Por que Frank Vogel insiste em começar Dennis Schröder?
Todos vocês conhecem como funciona LeBron James. Ele tem 36 anos e jogou mais de 59.000 minutos em sua carreira. Ele também está saindo de um período de offseason incrivelmente curto, em que não teve seu tempo normal para se recuperar.
LeBron adora dizer às pessoas que ele é feito de forma diferente. Sim, ele é inacreditável, e ele é forte, e ele é durável, e uma série de outros superlativos. Ainda assim, Frank Vogel deve ter cautela.
O Lakers esta a uma lesão significativa de LBJ de se transformar em apenas mais um time dos playoffs da conferência oeste.
LeBron James está em nono lugar na NBA em minutos totais jogados, e ele também lidera o Lakers no quesito.
Infelizmente, parece que o Lakers precisou de todos aqueles minutos de LeBron para derrotar os humildes Grizzlies e Spurs, mas Frank Vogel deve testar Kyle Kuzma, Dennis Schröder, Montrezl Harrell e o resto dos jogadores do elenco. LeBron não pode continuar a acumular esses tipos de minutos, não importa o quão forte ele pareça.
LeBron James deve jogar os primeiros seis minutos do jogo e então sentar-se até a metade do segundo período. Frank Vogel deve seguir a mesma estratégia no segundo tempo e, se for necessário, LeBron pode retornar quando o cronometro marcar nove minutos do último período.
Dennis Schröder é o melhor armador do Lakers. Mas ele não deve começar. Simplemente não faz nenhum sentido.
Quando Dennis Schröder esteve em quadra com LeBron James, ele não conseguiu aliviar a carga de LBJ.
Schröder é um jogador sólido, mas ele está longe de ser o criador de jogadas ou o maestro ofensivo que LBJ é, então por que o Lakers iria usá-lo quando LeBron está fazendo o serviço?
O Lakers ganhou um campeonato com Kentavious Caldwell-Pope começando na posição 1, e até agora nesta temporada, o jogador está ainda melhor do que no ano passado. Ele acerta 53 por cento de seus arremessos de longa e tem sido ativo no lado menos glamoroso da bola.
Simultaneamente, Kyle Kuzma ocupa o 12º lugar na NBA (mínimo de 15 MPG) na classificação defensiva, e ele está acertando 40 por cento de seus chutes de longe.
O Lakers não precisa do conjunto de habilidades de Schröder enquanto LeBron está comandando as coisas.
Frank Vogel deve seguir a fórmula que todo torcedor da NBA sabe que funciona – cercar LeBron com atiradores (KCP, Kuzma e Davis) e deixá-lo trabalhar.
A unidade reserva
Alex Caruso (Talen Horton-Tucker)
Wesley Matthews
Kyle Kuzma
Markieff Morris
Montrezl Harrell
Frank Vogel foi um excelente treinador defensivo ao longo de sua carreira na NBA. Os torcedores que não acompanham regularmente o Lakers provavelmente pensam que Vogel está de volta nesta temporada. Lakers é um dos melhores times defensivos da NBA.
As métricas defensivas elevadas do time não condizem com o que está sendo apresentado. O Lakers teve boa dose de sorte em suas partidas nesta temporada.
LeBron James e companhia jogaram contra o Dallas Mavericks sem o pivô Kristaps Porzi??is. Então eles jogaram contra o Minnesota Timberwolves sem o pivô Karl-Anthony Towns.
Em seguida, eles jogaram contra o San Antonio Spurs duas vezes sem o pivô LaMarcus Aldridge. O Lakers ganhou todos os quatro jogos. O Lakers enfrentou duas vezes o Memphis Grizzlies sem sua estrela em ascensão, Ja Morant – mais duas vitórias.
Um dos princípios defensivos fundamentais de Frank Vogel sempre foi ter um pivô em quadra o tempo todo. Este ano ele muda sua estratégia deixanxo Montrezl Harrell na quadra como o único protetor de aro do Lakers por grande parte do tempo.
As duas vezes os Lakers enfrentaram um esquadrão com pivôs competentes (a dupla do Blazers com J. Nurkic e E. Kanter e a dupla do Clippers com S. Ibaka e I. Zubac), o Lakers perdeu, e o pivô adversário festejou .
Contra o Clippers: S. Ibaka – 15 pontos e I. Zubac – 11 pontos
Contra o Blazers: J. Nurkic – 10 pontos e E. Kanter – 12 pontos
A decisão de Frank Vogel de deixar Montrezl sozinho em uma ilha defensiva é uma tática estranha. Mesmo os torcedores casuais do Lakers que ocasionalmente assistem um jogo, entendem que o grande reforço do Memphis Grizzlies, Gorgui Dieng, não deveria ser capaz de abusar de Harrell na quadra como ele fez no jogo mais recente do time.
Anthony Davis não quer começar do centro, mas deveria.
Frank Vogel tem apenas dois pivôs genuínos com capacidade de distribuir tocos na equipe – Anthony Davis e Marc Gasol. Vogel deve escalonar os minutos de ambos os jogadores, para que o Lakers tenha proteção de aro em todos os momentos.
Anthony Davis deve começar e jogar todo o primeiro quarto na posição de pivô, dando ao Lakers um grande defensor de aro para começar os jogos. Marc Gasol deve sair do banco e entrar em jogo no início do segundo tempo. Gasol pode jogar cerca de nove minutos e Davis pode finalizar a metade, se necessário. Vogel deve seguir um padrão semelhante ao longo do segundo tempo.
Esta estratégia garantiria que o Lakers sempre tenha um verdadeiro pivô na quadra, e permitiria que Harrell corresse solto no ataque, sem ficar exposto no lado defensivo do time.
Unidade final do Lakers
PG: Dennis Schröder
SG: Wesley Matthews
SF: Kyle Kuzma
PF: LeBron James
C: Anthony Davis
Na última temporada, Frank Vogel estava razoavelmente solto com sua rotação com a unidade que fechava as partidas. Nesta temporada, nem tanto.
O Lakers disputou quatro jogos que tinha a partida ainda indefinida nos últimos cinco minutos e com a diferença de pontos de cinco ou menos, e Schröder, Matthews, Kuzma, James e Davis jogaram a maior parte desses minutos.
Total de minutos finais do Lakers (Clutch Time)
Schröder: 13 minutos
Matthews: 10 minutos
Kuzma: 10 minutos
James: 13 minutos
Davis: 13 minutos
Parece que Dennis Schröder será um nome certo na unidade de fechamento do Lakers 2021, mas por quê?
Schröder tem jogado com muita energia nesta temporada, mas nada surpreendente. Ele é o 13º no Lakers em classificação defensiva e está arremessando 35 por cento de longa distância e escassos 44 por cento de aproveitamento geral.
Na última temporada, o Lakers dominou o final do quarto período ao cercar LeBron James e Anthony Davis com três jogadores sólidos de de arremessos de 3 e bons defensores. Estranhamente, Frank Vogel não manteve a mesma estratégia.
Kentavious Caldwell-Pope é o terceiro na NBA em classificação ofensiva (mínimo 15 minutos por jogo). KCP perdeu algumas partidas com uma leve entorse no tornozelo, mas ele não estava fechando os jogos antes de ficar fora por lesão. Caldwell-Pope é o companheiro perfeito ao lado de LeBron e AD. Ele joga uma defesa sólida contra os armadores adversários, e ele costuma acertar boas bolas nos finais dos jogos.
Alex Caruso perdeu quatro jogos por causa dos protocolos do coronavírus, mas ele também pode ser útil para fechar a maioria dos jogos. Caruso é o melhor defensor de perímetro do Lakers, e ele está acertando metade de suas tentativas de três pontos.
Defesa ganha campeonatos e, agora, Frank Vogel está consistentemente fechando jogos com os dois piores defensores de perímetro do Lakers, Dennis Schröder e Wesley Matthews.
Devemos esperar e ver o que Frank Vogel fará quando KCP e Caruso voltarem. Mas nenhum dos jogadores estava recebendo os minutos que mereciam. KCP é o sexto no Lakers em 23,8 MPG, e Caruso é 11º com 13,7 MPG.
Se Frank Vogel continuar fechando os jogos com Schröder e Matthews, isso causará problemas no decorrer da temporada.