Durante os anos 1980, o Lakers era um time repleto de estrelas. Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar receberam grande parte do crédito, mas também não teriam sido tão bem-sucedidos sem caras como Jamaal Wilkes, Norm Nixon, Bob McAdoo, James Worthy ou Byron Scott.

Michael Cooper nunca foi selecionado para um jogo All-Star, mas foi possivelmente tão fundamental para o Showtime Lakers quanto qualquer outro jogador que não fosse chamado Johnson ou Abdul-Jabbar. Ele jogou em várias posições e fez várias funções em 12 temporadas com o time, sendo um dos maiores defensores da liga, além de ser um excelente arremessador de três pontos e um facilitador muito competente.

Desde que se aposentou da NBA em 1990, Cooper foi treinador para várias equipes. Ele foi indicado várias vezes para o Hall da Fama do Basquete Naismith Memorial e, na quinta-feira, finalmente foi votado.

O feito fez alguns de seus companheiros de time parabenizá-lo no Twitter.

"Eu nem sei por onde começar! Tentei esperar até sábado… mas não consigo segurar a notícia. Estou tão emocionado que meu companheiro de chapa no Showtime e um dos meus melhores amigos, Michael Cooper, foi eleito para o Hall da Fama do Basquete Naismith," disse Magic Johnson em uma longa declaração a seu companheiro.

James Worthy também fez questão de parabenizar Cooper:

"Parabéns ao Ministro da Defesa, Michael Cooper – indicado em 2024 para o Hall da Fama. BEM MERECIDO!"

Cooper conquistou cinco títulos pelo Lakers

Cooper esteve em todos os cinco times campeões da NBA que o Lakers conquistou durante a era Showtime. Desde então, ele ganhou títulos como treinador do Los Angeles Sparks da WNBA e do Albuquerque Thunderbirds da G League.