A rivalidade é uma marca registrada em diversos esportes, e na NBA não é diferente. Ao longo dos anos, diversas rixas tomaram conta dos holofotes, sendo entre times ou entre jogadores.
Uma das rivalidades mais fortes é entre o Los Angeles Lakers e o Boston Celtics, por exemplo. Mas a carreira de alguns jogadores também foi impulsionada pela forte competitividade com seus rivais, como é o caso de Bill Russell e Wilt Chamberlain.
Atualmente, uma rivalidade que toma conta da NBA é entre Stephen Curry e LeBron James; ainda que os dois atletas mantenham um clima amistoso, há um alto nível de competitividade entre dois dos maiores nomes em atividade no basquete.
Mas há também as rixas que não são tão explícitas, tendo uma maior força nos bastidores —é o caso de LeBron James e Jimmy Butler.
LeBron James x Jimmy Butler
A rivalidade entre James e Butler começou assim que o astro do Miami Heat entrou para a liga, em 2011, após ser draftado pelo Chicago Bulls.
Na época, o próprio Miami Heat era um dos times mais temidos da NBA graças ao trio LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. Enquanto isso, o Bulls tentava reviver seus dias de glória, mas as lesões de Derrick Rose dificultaram bastante o processo.
Foi então que Jimmy assumiu a responsabilidade e aprendeu, logo em sua primeira temporada, que o Heat era o time a ser batido no Leste. Enquanto defendeu o time de Chicago, Butler abraçou a missão de marcar diretamente LeBron James; os dois até chegaram a se desentender em quadra algumas vezes.
A marcação era tão forte e efetiva, que o próprio LeBron admitiu que passou a se preparar melhor para enfrentar Jimmy Butler.
“Você não pode pisar na quadra com Jimmy e não estar pronto, porque ele vai te perseguir”, disse o veterano, no documentário Starting 5, da Netflix.
A rivalidade perdeu um pouco de força depois que James voltou para o Cleveland Cavaliers e Butler foi trocado para o Minnesota Timberwolves. Mas as coisas mudaram em 2019, quando LeBron foi para o Lakers e Jimmy, justamente, para o Miami Heat que ele tanto odiava.
Foi nessa temporada que Lakers e Heat se enfrentaram nas Finais da NBA. Jimmy seguiu com a forte marcação em cima de LeBron, mas o time de Los Angeles acabou ficando com o título, acirrando ainda mais a rivalidade.
Agora, sempre que o Lakers joga em Miami, Butler faz questão de mostrar que, apesar de LeBron ser um grande ídolo da torcida por ter conquistado dois títulos, quem manda ali é ele —e ele faz isso não apenas marcando LeBron, mas também driblando e tentando cestas em cima dele.
Se igualar a James, inclusive, é uma motivação ainda maior para Jimmy querer tanto um título para o Heat.