No último domingo (8), o Botafogo se consagrou campeão brasileiro pela terceira vez na história; a última vez que isso havia acontecido foi no ano de 1995 —um ano em que o Lakers teve algumas semelhanças com o time carioca campeão de futebol em 2024.

Para começar, em 1994-95, o Lakers vinha de uma temporada decepcionante, assim como foi o ano de 2023 para o Botafogo, que deixou o título escapar. O time de Los Angeles, no entanto, nem passou perto do título da NBA, muito pelo contrário; aquela foi a primeira temporada em 17 anos sem classificação aos Playoffs.

Mas as coisas já começaram a melhorar no Draft de 1994, quando o Lakers selecionou Eddie Jones. Na offseason, mais uma adição importante: Cedric Ceballos, que em seu ano de estreia em Los Angeles, se tornou o primeiro jogador da franquia a marcar 50 pontos em um único jogo após mais de duas décadas.

Outros pontos que também fizeram diferença foram a mudança de técnico —Del Harris assumiu o cargo no lugar de Magic Johnson—; os veteranos Vlade Divac e Elden Campbell conduziram o time em quadra com mais experiência; e Nick Van Exel mostrou um grande amadurecimento em relação ao ano anterior, que foi sua estreia na NBA.

Tudo isso resultou em uma campanha positiva de 48 vitórias e 34 derrotas, com a volta do Lakers aos Playoffs em 1995. Na primeira rodada da Conferência Oeste, o time de Los Angeles eliminou o Seattle SuperSonics. Já nas semifinais, acabou superado pelo San Antonio Spurs e deu adeus à temporada —mas não da forma melancólica e decepcionante que havia sido no ano anterior.

A semelhança entre o Lakers de 1995 e o Botafogo de 2024

Além de vir de uma temporada decepcionante, o Lakers de 1995 teve outra semelhança com o Botafogo que acabou de ser campeão: a troca de técnico após um fiasco.

Na verdade, o Fogão chegou a ter cinco técnicos ao longo da temporada de 2023, sendo que o último foi Tiago Nunes. Este ano, ele foi substituído pelo português Artur Jorge, que tem contrato até o fim do ano que vem. O nosso time também chegou a ter outro técnico além de Johnson na temporada: Randy Pfound.

Campeão do Brasileirão, Jorge foi eleito o melhor técnico do ano pela competição. O mesmo aconteceu com Del Harris, que levou o Lakers de volta aos playoffs e seguiu na franquia até 1999. No entanto, nosso time só voltou a conquistar o título da NBA após sua aposentadoria.

O elenco do Lakers da temporada 1995-96

Corie Blount

Elden Campbell

Cedric Ceballos

Vlade Divac

Magic Johnson

Eddie Jones

Frankie King

George Lynch

Anthony Miller

Anthony Peeler

Fred Roberts

Derek Strong

Sedale Threatt

Nick Van Exel