JJ Redick não está nada satisfeito com a atuação do Los Angeles Lakers diante do Golden State Warriors na última terça-feira (15), em jogo da pré-temporada da NBA.

Mesmo com um duplo-duplo de Anthony Davis, que anotou 24 pontos e 12 rebotes, o Lakers perdeu por 111 a 97 para o time de São Francisco e teve um baixíssimo aproveitamento nos arremessos do perímetro.

De acordo com Jovan Buha, jornalista do The Athletic, o técnico chamou a atenção do time para o “estilo livre” no ataque, que não funcionou de jeito nenhum —as coisas só estavam dando certo enquanto os jogadores seguiam as instruções pré-jogo.

“Quando inventamos coisas [no ataque], eles nos castigaram”, disse o treinador, durante a entrevista coletiva após a partida.

JJ Redick terá mais trabalho do que imaginava

Não foi o resultado negativo que incomodou o novo técnico, afinal, era apenas um jogo de pré-temporada, e sim a “criatividade exagerada” no ataque, sem jogadas ensaiadas —isso, inclusive, levou o Lakers a perder diversos jogos na temporada passada.

“Se você olhar para os números de eficiência quando observar [o Lakers] jogando ‘aleatoriamente’ versus em sets, os sets tiveram uma eficiência maior”, concluiu o treinador.

Esse estilo aleatório era algo frequente sob o comando de Darvin Ham, mas também era uma das coisas que fazia Anthony Davis se queixar do antigo técnico; o pivô deixou isso bem claro após a eliminação para o Denver Nuggets na primeira rodada dos Playoffs.

“Tivemos momentos em que não sabíamos o que estávamos fazendo nas duas pontas da quadra”, disse o defensor, após perder o Jogo 2 mesmo com um longo período de dominância.

Ham optou por minimizar as críticas ao estilo livre, e esse foi um dos motivos que levaram à sua demissão. Redick agora deve trabalhar para que o elenco desaprenda os maus hábitos criados nas duas últimas temporadas, mesmo que isso leve algum tempo.