Que LeBron James é um dos maiores jogadores na história da NBA e do basquete mundial não existe dúvida. Quatro vezes MVP, quatro vezes campeão – sempre levando o troféu de Finals MVP -, maior cestinha de todos os tempos, quarto maior assistente da liga.

Um currículo que dispensa apresentações e não deixa brecha para questionamentos. São 22 anos consecutivos de altíssimo rendimento, algo inédito não apenas na modalidade, mas no esporte de um modo geral.

Mas e quando o assunto é LeBron James no Los Angeles Lakers, em que condição o Rei aparece? Porque, embora tenha construído uma carreira irreparável, passou a maior parte dos seus anos atuando com outras camisas.

LeBron nunca estará no nível de Kobe e Magic

Antes que os fãs mais antigos fiquem nervosos, vamos tirar o elefante da sala. Quando a conversa é Los Angeles Lakers, fica impossível para LeBron competir com figuras como Kobe Bryant e Magic Johnson.

Além de ambos terem sido pentacampeões pela franquia de LA, Kobe atuou por 20 anos com as cores da equipe, e Magic por 13. Mais do que grandes jogadores, viraram símbolos de uma torcida e do que significa ser Los Angeles Lakers.

LeBron James também não está no nível de outros grandes do passado, como Kareem Abdul-Jabbar e Jerry West. Assim como Magic, Kareem venceu cinco anéis em Los Angeles e ainda levou três vezes o troféu de MVP para casa. Jerry West aposentou-se com um único título, mas defendeu o Lakers por quase mil jogos e teve um impacto tão grande que após sua aposentadoria foi transformado em logo da NBA.

LeBron James tem feitos impressionantes pelo Lakers

Em uma franquia tão rica de histórica como o Lakers, LeBron James precisa ser comparado a jogadores que chegaram ao time após já terem atingidos marcas relevantes em outros lugares.

Uma boa comparação é Wilt Chamberlain. É indiscutível que Wilt está no panteão de grandes nomes na história angelina, e LeBron também precisa estar. Ambos conquistaram um título – Wilt em 1972, LeBron em 2020.

Além do anel, LeBron viveu outros momentos importantes em Los Angeles. Em 2020, o camisa 23 liderou a NBA em assistências por jogo, algo que não acontecia para um jogador do Lakers desde Magic Johnson em 1987.

Em 2023, LeBron superou Kareem Abdul-Jabbar para se transformar no maior cestinha da NBA. Cerca de um ano mais tarde, se tornaria também o primeiro a completar a marca de 40 mil pontos marcados na temporada regular. Ainda que essas sejam marcas que reflitam a carreira de LeBron como um todo, são momentos que para sempre serão lembrados com a camisa do Lakers.

Os números de LeBron James com o Lakers (até 30/11/2024)

  • 1 título (2020)
  • 368 jogos
  • 9.860 pontos
  • 2.974 assistências
  • 2.926 rebotes