Os fãs de basquete e música eletrônica receberam uma notícia e tanto com o anúncio de que Shaquille O’Neal virá ao Brasil. A lenda dos Lakers se apresentará no festival Lollapalooza, sob o codinome DJ Diesel, nome artístico que ele usa há bastante tempo.
O festival ocorre entre os dias 20 e 22 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Esta será a primeira apresentação do ex-pivô em território brasileiro. Mas está longe de ser a primeira aparição de um ídolo dos Lakers pelo país.
Para ser mais exato, isso vem ocorrendo desde a década de 90. O primeiro a fazer este movimento foi ninguém menos do que Magic Johnson, à época afastado das quadras. Abaixo, relembre as passagens de ídolos do Lakers no Brasil.
Magic Johnson
Muito antes de sua presença em eventos corporativos, como a Expert XP em 2024, Magic Johnson já havia encantado os brasileiros dentro de quadra. Em 1997, o ídolo do Los Angeles Lakers veio ao país para disputar uma série de partidas amistosas contra uma equipe montada por Oscar Schmidt para celebrar os 10 anos do Pan de 1987.
Os eventos reuniuram duas das maiores lendas do basquete mundial em uma atmosfera festiva, levando multidões a ginásios em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A visita marcou uma das primeiras oportunidades dos fãs brasileiros verem de perto o carisma e a genialidade de Magic fora da NBA.
Kareem Abdul-Jabbar
Em 2012, o então maior cestinha da história da NBA desembarcou no Brasil como embaixador cultural dos Estados Unidos. Kareem visitou Salvador, Rio de Janeiro e também esteve em Santos, onde se encontrou com Neymar e posou para fotos com o então jovem craque do futebol brasileiro. Durante a viagem, participou da inauguração de clínicas de basquete, deu palestras, além de visitar projetos sociais no Complexo do Alemão. Também foi recebido no Flamengo, onde trocou camisas e falou sobre sua admiração pelo basquete brasileiro.
Kobe Bryant
Kobe deixou uma forte impressão em suas passagens pelo Brasil. Em 2013, participou de eventos no Rio e em São Paulo, onde foi recebido por fãs, atletas e celebridades. Chegou a treinar em uma academia na capital paulista, surpreendendo frequentadores. Também acompanhou jogos da Copa das Confederações, visitando o vestiário da seleção brasileira e posando para fotos com Neymar. No ano seguinte, voltou ao Rio para inaugurar uma quadra de basquete no Aterro do Flamengo, oportunidade em que declarou sua paixão pelo futebol e sua curiosidade em aprender a surfar nas praias cariocas.