Depois do Lakers falhar na missão de ter LaMarcus Aldridge em Los Angeles, Brandon Bass foi contratado por dois anos com contrato de US$ 6.1 milhões para ser uma espécie de mentor Julius Randle. Apesar das baixas médias de 7.2 pontos e 4.3 rebotes, Bass foi um dos jogadores mais estáveis da temporada ainda que tenha tido pouca chance de mostrar o seu jogo.
Com o segundo ano se aproximando, Bass tinha a opção de escolher continuar no time ou não. De acordo com o repórter Brad Turner do Los Angeles Times, Bass escolheu ser agente livre a partir do dia 1º de julho.
O ala do Lakers Brandon Bass vai exercer a opção de se tornar agente livre, segundo seus representantes, mas espera retornar ao Lakers e também que o time o queira de volta. @BA_Turner
Na incerteza de que realmente interessa ao time, e com os rumores de que a diretoria vai atrás de homens de garrafão no período de agenciamento livre, Bass não quer simplesmente compor elenco e vai ouvir outras propostas. Adaptado a um sistema, o jogador pode ainda ser de grande valia para o Lakers na próxima temporada tendo em vista que no momento ele seria a peça com mais experiência dentro do atual grupo.