A Eslovênia estreou com o pé esquerdo no EuroBasket 2025, derrota por 105 a 95 para a Polônia, mas Luka Doncic começou a competição dando mais um show com a camisa do seu país: foram 34 pontos, 9 assistências e 4 rebotes. Na defesa, Luka terminou com 5 roubos de bola e 2 tocos. Uma atuação completa do início ao fim, bem como estamos acostumados a ver Luka fazer na NBA e com a camisa, seja nos tempos de Dallas Mavericks ou agora com a camisa do Lakers.

O próximo jogo da Eslovênia no EuroBasket será este sábado (30), ao meio-dia, contra a França. Os franceses não contam com Victor Wembanyama, mas chegaram à final do último campeonato europeu, em 2021, bem como das duas últimas Olimpíadas, em 2021 e 2024.

Pau Gasol conseguiu feito histórico pelo Lakers

Até hoje, apenas um nome na história dos Lakers conseguiu vencer o EuroBasket enquanto era jogador da franquia: Pau Gasol. Em 2009, o espanhol viveu uma temporadas mais marcantes de sua carreira.

Na NBA, foi o principal parceiro de Kobe Bryant na conquista do título com o Lakers, sendo uma peça central na campanha vitoriosa da equipe de Phil Jackson. Meses depois, com a camisa da seleção espanhola, brilhou novamente no EuroBasket, liderando a Espanha até o título continental e sendo eleito o MVP da competição.

Dois anos mais tarde, em 2011, Pau voltou a conquistar o EuroBasket, mais uma vez como jogador do Lakers. Embora a equipe de Los Angeles não tenha tido o mesmo sucesso na NBA naquele ano, o espanhol reafirmou sua condição de lenda europeia ao comandar um dos elencos mais fortes da história da seleção espanhola. Os dois títulos europeus, conquistados enquanto defendia a franquia angelina, fazem dele um nome único na história do basquete. Pau Gasol ainda seria mais uma vez em 2025.

Irmão de Pau, Marc Gasol também esteve presente nos EuroBasket de 2009 e 2011, mas à época não defendia os Lakers. No entanto, atuou pela franquia entre 2021 e 2022, sendo apenas o segundo ganhador do campeonato europeu a passar por LA.

Agora, Doncic tenta igualar esse feito. A missão é difícil, a Eslovênia está longe de ser uma das favoritas, mas Luka já mostrou inúmeras vezes na NBA que é capaz de coisas fora do comum. Repetir o feito de Pau Gasol seria um ânimo e tanto para a temporada 2025-26.