Chegou ao fim a sequência histórica de 1297 partidas com pelo menos 10 pontos que LeBron James construiu ao longo de 18 anos na NBA, mas se não fosse sua leitura de jogo, o Los Angeles Lakers poderia não ter vencido o Toronto Raptors por três pontos de diferença (123-120) na noite desta quinta-feira (4).

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Começo dominante

O Lakers começou muito bem o jogo fora de casa, abrindo o placar e mantendo a liderança desde o começo até o intervalo, chegando a abrir até 13 pontos de vantagem, mesmo em uma noite sem Luka Doncic e com um baixíssimo aproveitamento de LeBron James.

Todos os titulares estavam contribuindo bem no ataque —até o veterano, mesmo que em assistências, já que seus primeiros pontos vieram apenas no segundo período. Na defesa, Deandre Ayton parecia estar dando conta do recado, enquanto Austin Reaves liderava a parte ofensiva, fechando o primeiro tempo com 14 pontos.

Jogo equilibrado

O Raptors voltou do intervalo muito mais agressivo do que estava durante todo o primeiro tempo, vencendo o terceiro período por 40 a 33 e deixando as coisas bem mais equilibradas. Com 15 pontos só de transição, os donos da casa conseguiram empatar e até forçar algumas trocas de liderança, mas o jogo coletivo do Lakers evitou o temido apagão, garantindo que a diferença no placar não crescesse tanto.

Como os arremessos de LeBron não caíam de jeito nenhum —ele perdeu até bolas em que estava literalmente embaixo da cesta—, Reaves chamou a responsabilidade de vez e chegou a cinco bolas triplas, ajudando nosso time a abrir vantagem mais uma vez. Um grande reforço também foram as entradas de Nick Smith Jr., que do banco, chegou a 12 pontos em apenas 14 minutos.

Sem querer ficar para trás, os donos da casa seguiram agressivos; o último quarto foi o mais disputado de todos. Reaves empatou em 120 pontos no último minuto, e tudo parecia se encaminhar para uma prorrogação. Foi quando LeBron James teve uma atitude inesperada que acabou garantindo a vitória para Los Angeles.

O sacrifício de LeBron James

Os arremessos de LeBron James simplesmente não estavam caindo, desde o começo da partida. Ele acertou apenas quatro em 17 tentativas e nem chegou a ir para a linha de lance livre, chegando aos minutos finais do jogo com oito pontos.

Os outros jogadores até tentaram dar assistências para ele tentar manter a sequência de jogos com pelo menos 10 pontos, mas não adiantou. Com o jogo empatado em 120 e poucos segundos no relógio, Reaves arriscou uma última assistência não só para que o veterano chegasse aos 10 pontos, mas também convertesse um game winner.

Com uma marcação forte em cima dele e sabendo que seu aproveitamento estava baixo, James fez uma ótima leitura de jogo ao infiltrar o garrafão e achar Rui Hachimura livre na zona morta. LeBron deu o passe e o japonês acertou o arremesso triplo, no estouro do cronômetro, evitando a prorrogação. Depois disso, foi só festa. 

O próprio astro de 40 anos garantiu não se importar com o fim de sua sequência histórica de 1297 jogos acima de 10 pontos, ao longo de 18 dos 23 anos de sua carreira na NBA. "Não fiquei triste, nós vencemos", declarou.

41 pontos de Austin Reaves

O grande momento da noite foi de Hachimura, mas o Lakers só teve essa oportunidade de vitória no estouro do cronômetro graças ao trabalho que Reaves fez ao longo de toda a partida, mais uma vez ultrapassando a marca de 40 pontos.

Sem Luka e sem a pontuação de LeBron, Austin seguiu mostrando que é um jogador de confiança; ele terminou o jogo com um duplo-duplo de 44 pontos e 10 assistências, além de cinco rebotes defensivos. 

Lakers x Raptors: Principais destaques

Lakers:

Reaves: 44 pts, 5 reb e 10 ast.
Ayton: 17 pts, 8 reb e 2 blk.
LaRavia: 14 pts, 7 reb e 2 stl.
Hachimura: 12 pts, 3 reb e 1 stl.
LeBron: 8 pts, 6 reb e 11 ast.

Raptors:

Barnes: 23 pts, 11 reb e 9 ast.
Ingram: 20 pts, 7 reb e 7 ast.
Walter: 17 pts, 3 reb e 2 ast.
Mamukelashvili: 13 pts, 8 reb e 5 ast.
Quickley: 13 pts 5 ast e 2 stl.