Uma das maiores duplas do Lakers foi formada por Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, mas isso não minimizava em nada a rivalidade que os dois tinham, ainda que jogassem no mesmo time.

A história terminou com Shaq pedindo para ser trocado em 2004, quando foi para o Miami Heat. Apesar de ele ter saído, não foi Kobe o principal responsável pela rivalidade —foi o próprio O'Neal, que o provocava de propósito durante os jogos.

"Eu costumava dizer coisas para deixá-lo bravo de propósito, porque sabia que era quando ele jogava melhor. Eu dizia coisas como, 'Você não é o Michael Jordan', ou 'Tem um garoto chamado LeBron [James] em Cleveland que é melhor que você'", disse Shaquille, durante uma participação no podcast "The OGs"

O ex-jogador explicou que fazia isso porque sabia que Bryant jogava muito melhor quando estava com raiva, pois canalizava o sentimento negativo de forma positiva dentro da quadra.

A era Kobe e Shaq no Lakers

Kobe Bryant e Shaquille O'Neal jogaram juntos no Lakers entre 1996 e 2004, tendo conquistado três campeonatos consecutivos pouco antes da saída de Shaq para o Miami Heat.

Apesar do fim conturbado da dupla, eles acabaram se tornando uma das maiores da NBA e a última a conquistar três títulos seguidos. Nem mesmo Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar tiveram essa conquista.