Na história da NBA, aconteceram vários "e se" desde "E se Bill Russell fosse selecionado o primeiro da sua classe de draft?" até "E se Derrick Rose nunca tivesse se lesionado." E uma mais interessante ainda para nós torcedores do Lakers: "E se Kobe e Shaq nunca tivessem se separado no Lakers?"
Durante essa semana, a proprietária do Lakers Jeanie Buss participou do podcast "All The Smoke" com Matt Barnes e Stephen Jackson. Durante sua participação, Jeanie admitiu a verdadeira razão por trás da separação de uma das maiores duplas da história da NBA.
"Shaq queria uma quantia que fosse legal de acordo com o CBA, mas que não era o que meu pai queria pagar a ele”, disse Buss. “E assim chegou ao ponto em que foi tomada a decisão de trocar Shaq. Muitas pessoas culpam Kobe. Não foi. Era puramente uma situação de dinheiro. ”
Essa explicação parece meio óbvia hoje, mas tudo que envolveu o Lakers naquela época foi mais complicado do que isso. Essa decisão do Lakers teve muitas complexidades em torno de Bryant, O'Neal e o técnico Phil Jackson.
Relatos durante este período afirmaram que Shaquille O’Neal e o Lakers estavam com $ 9 milhões de diferença em suas negociações de contrato. Talvez, se o Lakers tivesse vencido o Detroit Pistons nas finais de 2004, as coisas teriam sido diferentes? É por isso que há peso no ditado que diz que vencer conserta tudo.
Apesar disso, houve outras complicações. Kobe Bryant queria ser negociado com o Chicago Bulls. Eventualmente, a diretoria fez a escolha certa ao avaliar e escolher Kobe e negociar com O’Neal.
Confira o episódio completo do All The Smoke com Jeanie Buss
https://www.youtube.com/watch?v=axX9u_sax8s
Veja também: LeBron James já pode ter data de retorno ao Lakers