Nesta sexta, dia 9 de setembro, Shaquille O'Neal vai entrar (mais uma vez) para a história da NBA. É dia do nosso Shaq entrar para o Hall da Fama do Basquete.
Apesar de ter dominado a liga durante sua carreira, O'Neal deu uma declaração curiosa esta semana sobre o seu potencial em quadra. Em entrevista para o The Vertical, Shaq disse que marcações duplas e triplas o fizeram não render tanto o que ele poderia:
Eu joguei apenas 30 por cento do meu jogo. Eu tive uma grande carreira, mas não tive a chance de mostrar o que eu realmente poderia fazer em quadra. Isto porque as marcações duplas e as vezes até triplas e eu precisava me virar para dominar o garrafão. Eu tinha habilidade de controlar a bola, duelar contra defensores, driblar, mas eu nunca consegui mostrar muito disto. @Shaq
Em oito temporadas pelo Lakers, Shaq teve médias de 27 pontos e 11.8 rebotes
Agora vamos parar para analisar a afirmação de Shaq. Se com apenas 30 por cento do seu potencial, o jogador teve médias de 27 pontos e 11.8 rebotes durante suas oito temporadas com o Lakers, o que ele seria capaz se realmente conseguisse aproveitar o máximo de seu potencial?
O'Neal pode até não ter tido a chance de mostrar tudo o que poderia fazer, mas ele provou ser o mais dominante jogador da posição a ter passado pelo NBA em toda sua história.
E para ilustrar a nossa matéria, vamos rever uma atuação de Shaq em março de 2000, quando o jogador marcou 61 pontos e pegou 23 rebotes contra o Clippers no dia do seu aniversário.
https://www.youtube.com/watch?v=X4Nzc-Mc-88