Nesta temporada, além de jogadores que são assinalados para períodos na G-League, a NBA introduziu uma novidade: os contratos two-way.
Com este modelo de vínculo, um jogador pertence ao mesmo tempo ao elenco do time principal e de sua filial na G-League. O atleta pode passar até 45 dias com o time principal, e o restante na G-League. Caso ultrapasse este período, o vínculo deve ser convertido em contrato definitivo com a franquia-mãe.
O Lakers tem um jogador contratado nesta modalidade, o armador Alex Caruso. Por isso, a expectativa é de que ele seja aproveitado em algum momento na equipe principal.
Caruso vem sendo o principal jogador do South Bay Lakers nesta temporada. O time tem a melhor campanha do Oeste e a segunda melhor da liga, com 9 vitórias e 2 derrotas. Caruso contribui com 18,8 pontos e 5,9 assistências. Nos últimos 5 jogos, ele está "on fire", registrando 59% de aproveitamento nos arremessos e 50% nas bolas de três pontos.
O jogador, de 23 anos, foi peça fundamental na campanha campeã do Lakers na Summer League deste ano. Ele inclusive assumiu o posto de armador principal na final, quando Lonzo Ball ficou de fora por lesão. Ao lado de Kyle Kuzma, conduziu o Lakers ao título.
Diante da falta de opções na armação do time principal, será que não é hora de Luke Walton dar uma chance a Caruso no time principal? Jordan Clarkson seguiu um caminho parecido, e ganhou uma vaga no time depois de se destacar na liga de baixo, em 2014. Pode ser a hora de Alex Caruso.