O Los Angeles Lakers passou sufoco, mas conseguiu vencer o San Antonio Spurs, por 118 a 116, na noite desta quarta-feira (5), e ainda driblou uma arbitragem absurdamente equivocada. Com isso, o time chegou à quarta vitória seguida na temporada da NBA.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Jogo equilibrado

A partida começou bastante equilibrada, mas em alguns momentos, o Spurs chegou a abrir até 12 pontos de vantagem, enquanto a maior diferença pro lado do Lakers foi de apenas quatro pontos. Além disso, os problemas com a arbitragem começaram logo no primeiro quarto, com Luka Doncic acumulando duas faltas.

A defesa do time da casa funcionou muito bem, com Marcus Smart e Deandre Ayton apertando a marcação, principalmente em cima de Victor Wembanyama. A partir do segundo período, as equipes passaram a trocar bastante a liderança, com o Lakers saindo para o intervalo com uma vantagem de apenas um ponto.

A partida seguiu bastante equilibrada no segundo tempo, mas novamente com o Spurs conseguindo abrir um dígito duplo de diferença, enquanto o Lakers seguiu correndo atrás do prejuízo, que era de seis pontos ao final do terceiro quarto. 

Último quarto com emoção

O resultado do jogo foi decidido nos últimos segundos, após um quarto período mais disputado ainda do que o restante do jogo. Doncic chegou a cinco faltas, mas mesmo assim, permaneceu em quadra, fazendo diferença principalmente no ataque. Quando faltavam menos de três minutos para o apito final, o esloveno finalmente conseguiu virar o placar para o Lakers.

A defesa dos últimos 12 minutos também foi impecável, principalmente com Smart e Deandre Ayton, mas a melhor jogada ficou por conta de Rui Hachimura: ele se posicionou muito bem no garrafão diante do ataque de Wembanyama, que acabou sendo expulso do jogo com a sexta falta.

Ainda nesses dois minutos restantes, outros dois jogadores de San Antonio foram ejetados por limite de faltas: Jeremy Sochan e Harrison Barnes. Além disso, com 12 rebotes ofensivos, o Lakers registrou 28 pontos de segunda chance.

A partida foi dramática até os últimos segundos, quando o nosso time vencia por dois pontos, mas a arbitragem marcou uma falta de Jake LaRavia faltando menos de um segundo para terminar. 

Isso colocou Julian Champagnie na linha de lance livre, com a chance de empatar e forçar uma prorrogação. O jogador, no entanto, errou as duas cobranças, e o jogo finalmente acabou com vitória para os donos da casa.

Arbitragem duvidosa

A arbitragem do duelo entre Lakers e Spurs foi uma das piores da temporada até agora; foram marcadas 66 faltas, então o jogo acabava não fluindo. Foram cobrados mais de 80 lances livres, com leve vantagem para os visitantes.

Além disso, várias faltas que não aconteceram também foram marcadas, enquanto outras tiveram chamada equivocada. Smart, por exemplo, teve uma falta de defesa registrada, quando na verdade, a falta era de ataque —o armador sequer se mexeu. O mesmo aconteceu com Hachimura no último período. Todas as interrupções fizeram o jogo ter mais de três horas de duração.

Lakers x Spurs: Destaques da partida

Lakers

Doncic: 35 pts, 9 reb, 13 ast e 5 stl.
Ayton: 22 pts, 10 reb e 2 blk.
Smart: 17 pts, 5 reb e 5 ast.
Hahcimura: 15 pts, 2 reb e 1 stl.

Spurs

Wembanyama: 19 pts, 8 reb e 3 ast.
Castle: 16 pts, 5 reb e 8 ast.
Sochan: 16 pts, 2 reb e 1 stl.
Barnes: 14 pts, 6 reb e 3 ast.