Não faz muito tempo que o Los Angeles Lakers enfrentou o San Antonio Spurs pela última vez. Para ser mais exato, não se passaram 48 horas do último confronto entre as duas equipes. No dia cinco de dezembro, duas noites atrás, o Lakers recebeu o Spurs e venceu o rival por 121 x 113 com uma atuação primorosa de LeBron James no último quarto. Hoje, o Roxo e Dourado viaja até San Antonio e quer ter o mesmo resultado.
A vantagem de enfrentar a mesma equipe duas vezes seguidas é que as adaptações, em tese, são menores. Ainda mais quando se vence a primeira partida. Contudo, é aí que mora o perigo. A situação é bem complexa já que do outro lado, temos um time experiente, com bons jogadores e um dos melhores técnicos de todos os tempos; ao passo que, do nosso lado, temos um elenco que ainda busca se entrosar e o importante desfalque de Brandon Ingram. Tudo isso nos deixa acreditar que, mais uma vez, o embate não será tranquilo.
O último jogo começou de uma forma não tão convencional. Ingram se machucou e Josh Hart e Kyle Kuzma tiveram problemas de falta. Em razão desses fatores, Luke Walton e Companhia foram forçados a encontrar rotações e dar minutos para jogadores que praticamente só compõe o elenco, como por um exemplo, Svi Mykhailiuk. Ingram continuará fora e não joga hoje por conta da torção no tornozelo esquerdo. A ausência do ala diminuiu tanto o potencial ofensivo quanto defensivo (já que o jogador fez boas posses defensivas contra DeMar DeRozan, mesmo no pouco tempo que ficou em quadra) do Lakers. A responsabilidade de suprir a ausência de Ingram caiu nos ombros de LeBron que a assumiu sem problemas e liderou o time a uma vitória.
Apesar da vitória, o fato é que o time Angelino não fez uma partida excepcional. Aliás, excetuando-se o último quarto, quando as coisas começaram a dar certo para o Roxo e Dourado, o jogo foi muito mais controlado pelo Spurs. No terceiro quarto, o Lakers perdia a partida por 82 x 78 sendo que, no último período, ela chegou até mesmo ficar na casa de 8 pontos (83 x 91). É bem verdade que o LAL terminou o jogo com 35,89% de aproveitamento nas bolas de três (14/39), contudo, até os últimos doze minutos do embate, o aproveitamento era de 25% (7/28). Em outras palavras, o Lakers estava se metendo em um buraco do qual seria difícil de sair não fosse a monstruosa performance de sua estrela maior. Perguntado sobre sua performance no último período, Lebron respondeu:
Nós estávamos atrás por 8. Eles estiveram melhor do que a gente até então. Ganharam de nós duas vezes, uma delas sendo em casa. Nós estávamos jogando bem em casa e queríamos continuar isso. Então, quando entrei, eu sabia que eu tinha que fazer as jogadas e ver o que ia acontecer. […] É o último quarto e meus companheiros de time esperam que eu faça as jogadas. Nem todas as noites eu conseguirei acertar todas as jogadas, receber as faltas, fazer bolas de três, mas é essa a pressão que eu coloco em mim mesmo. Eu adoro que meus companheiros coloquem essa responsabilidade em mim e minha performance essa noite foi resultado disso. – LeBron James
Se a partida do Lakers não foi muito boa, também não é possível dizer que a do Spurs foi incrível. Na verdade, nenhum dos dois times quando esteve a frente no placar mostrou estabilidade para administrar o resultado e ganhar a partida. Contudo, sabemos do que a equipe de San Antonio liderada por Gregg Popovich é capaz de fazer e jamais podemos subestimá-los. Entrar em um buraco, como o da última partida, jogando fora de casa, pode ser irrecuperável e deve ser evitado a todo custo. Kuzma e Hart precisam contribuir mais antes do último quarto e os demais jogadores também precisam cumprir suas funções com maestria para que tenhamos chances de ganhar. Uma das maneiras de tentar se manter no jogo é evitar fazer faltas desnecessárias. No embate passado, o Spurs foi perfeito da linha de lance livre, convertendo 20 dos 20 lances livres batidos.
É verdade, o Spurs está longe de sua melhor fase. É um time que defensivamente tem deixado muito a desejar. Apesar disso, o Lakers também não é o melhor time de todos, está tentando se encontrar e, o excessivo número de lesões não tem ajudado. Jogar em San Antonio nunca é fácil, e tenho certeza que os Spurs virão motivados a conseguir a revanche. A torcida, inflamada pelos tradicionais confrontos entre ambas as franquias nos Playoffs, também não deixará barato. Tudo isso garante que, apesar do resultado, teremos um bom jogo. Melhor ainda, para nós, se sairmos de lá com a vitória.
Pré – Jogo
Arena: AT&T Center, San Antonio
Horário: 23h:30
Transmissão: NBA League Pass;
Os Quintetos
Lakers: McGee, Kuzma, James, Hart e Ball
Trail Blazers: Aldridge, Bertans, Gay, DeRozan e Forbes.
Lesões
Lakers: Rajon Rondo: o armador segue se recuperando da cirurgia na mão. Brandon Ingram: o ala Angelino está fora do confronto de hoje em razão da torção do tornozelo sofrida na noite passada
Spurs: O time texano segue não podendo contar com Pau Gasol, que ainda se recupera de uma fratura no pé direito.