A trade deadline está cada vez mais próxima, e ao mesmo tempo que dá um desespero ver que o front office do Los Angeles Lakers ainda não fez nenhuma mudança, também dá um certo alívio saber que alguns nomes não vão deixar o time —pelo menos por enquanto.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
As mudanças que aconteceram na última offseason, principalmente a chegada de Marcus Smart, começaram a dar uma nova identidade para o Lakers, que agora precisa montar um elenco em volta de nossa nova estrela principal, Luka Doncic, e não mais em volta de LeBron James.
Então, ao mesmo tempo que mudanças são necessárias para transformar o Lakers em um contender, elas também precisam ser feitas com cautela para que o elenco não se perca na identidade que começou a ser criada nesta temporada. Para isso, alguns nomes precisam permanecer no elenco, pelo menos, até o fim da temporada. E se sobreviverem à próxima offseason, seria melhor ainda.
5. Jake LaRavia
![]()
Recém-chegado no time, LaRavia tem conquistado cada vez mais espaço ao mesmo passo em que mostra uma evolução constante em quadra, se tornando até o substituto direto de Austin Reaves no quinteto titular.
A princípio, essa foi uma aquisição pouco comentada e até criticada antes das chegadas de Deandre Ayton e Marcus Smart. O ala-pivô, no entanto, tem surpreendido de forma bastante positiva; o melhor exemplo foi quando Anthony Edwrds, do Minnesota Timberwolves, tirou sarro perguntando quem era o jogador com a camisa 12. LaRavia respondeu com 27 pontos na vitória do Lakers por 116 a 115.
Com apenas 24 anos, ele é um jogador versátil e que pode não apenas se moldar, mas ajudar a construir a nova identidade do nosso time. Por isso, é importante que ele fique no elenco até a próxima temporada.
4. Jarred Vanderbilt
![]()
Velho conhecido da torcida, Jarred Vanderbilt tem apresentado novas habilidades nos jogos mais recentes do Lakers, como acertar bolas triplas da zona morta, por exemplo. É difícil dizer quando foi a última vez que nosso time teve um pivô fazendo esse tipo de coisa.
Depois de ficar de molho no começo da temporada, JJ Redick decidiu dar uma chance a Vando, e ele está aproveitando muito bem, principalmente sob as instruções de Marcus Smart em uma defesa que está começando a tomar fora.
O box score não mostra, Mas o pivô tem sido uma peça importante no espaçamento em quadra, com ótimas saídas do banco. Seria interessante deixar que ele siga evoluindo como parte do time secundário, afinal, o Lakers também precisa de banco.
3. Marcus Smart
![]()
A defesa do Lakers era inexistente quando Marcus Smart foi contratado na offseason. Apesar de ainda estar entre as piores da NBA, nossa defesa tem começado a ganhar forma, principalmente na segunda metade dos jogos mais recentes.
Smart assumiu o lugar de Rui Hachimura no quinteto titular e tudo indica que ele veio para ficar. Com ele em quadra, os outros quatro jogadores parecem ter muito mais noção do que fazer para pressionar o perímetro e defender o garrafão, independentemente de quem esteja em quadra.
Como um jogador veterano, ele tem usado sua experiência para construir uma base defensiva que tem funcionado cada vez mais. Para resolver nosso antigo problema defensivo, ele pode ser a principal chave.
2. Austin Reaves
![]()
De longe o dono do maior e mais eficiente desenvolvimento do elenco, Austin Reaves está sendo preparado para co-estrelar o time ao lado de Luka Doncic. Ele já entendeu que terá um papel de liderança sempre que necessário, mesmo quando o esloveno ou LeBron estiverem em quadra.
Mas quando as duas principais estrelas estão ausentes, Reaves tem se mostrado um ótimo líder. Isso é perceptível tanto em sua confiança, quanto no aumento de suas médias. A de pontos, por exemplo, deu um salto de 20 para 26 por partida em relação à temporada passada.
1. Luka Doncic
![]()
É até óbvio, mas não custa reafirmar: Luka Doncic precisa ser um Laker até o fim de sua carreira na NBA. Ele tem absolutamente tudo que o front office precisaria buscar após a aposentadoria de LeBron James, e caiu bem no nosso colo. Desperdiçar essa “sorte” seria uma das maiores burrices cometidas na história da liga.
Líder da temporada em pontos, Doncic tem feito uma temporada de MVP até agora, sendo prestativo dos dois lados da quadra, além de acumular triplos-duplos e partidas acima dos 40 pontos. Ele é, sem tirar e nem colocar, a estrela que Los Angeles precisava e a principal base de um time que sonha com um título.