Anthony Davis já se provou como um dos maiores defensores da NBA, mas até hoje, em sua 12ª temporada na liga, ele ainda não conquistou o tão sonhado prêmio de Defensor do Ano.

E mesmo com uma média de 11,9 rebotes e 2,2 tocos por jogo na atual temporada, o pivô do Lakers acredita que, mais uma vez, o maior prêmio de defesa da liga vai ficar longe de suas mãos.

Em uma entrevista para Shams Charania, jornalista da ESPN, Davis afirmou que existe uma “narrativa” para que o Defensor do Ano seja Victor Wembanyama, apesar da campanha negativa do San Antonio Spurs de 20 vitórias e 23 derrotas —até o momento.

“Sinto que a narrativa está sendo empurrada para Wemby ganhar. Ele está com uma média de quatro tocos… Mas é só sobre tocos então? Não sei mais como as coisas funcionam”, desabafou Anthony.

Wembanyama pode ser o Defensor do Ano?

De fato, Wembanyama lidera a liga na média de bloqueios, com 3,9 por partida, mas essa é a única estatística em que ele está à frente de Anthony Davis. O francês tem 10,8 rebotes e 1,1 roubos de bola por jogo, enquanto o defensor do Lakers fica à frente nos roubos por um décimo a mais.

Em pontos, Anthony também lidera, ainda que por pouco: são 25,9 contra 24,5. O maior fator de diferença entre eles, de fato, é a colocação de suas respectivas equipes. Enquanto o Spurs é o 12º colocado na Conferência Oeste, o Lakers é o quinto, com 25 vitórias e 18 derrotas.

Ou seja, tirando a média de tocos por jogo, Davis supera Wembanyama em todas as outras estatísticas. E como o próprio Anthony disse, os critérios para a escolha de quem leva o prêmio de Defensor do Ano não são muito claros.