Quando o Lakers venceu a Copa da NBA no sábado, derrotando o Indiana Pacers por 123-109 em Las Vegas, grande parte da atenção individual foi para LeBron James. Ele fechou o jogo com 24 pontos, 11 rebotes e quatro assistências, garantindo o prêmio de MVP do torneio.
Seu companheiro, Anthony Davis, foi o melhor jogador em quadra com 41 pontos, 20 rebotes, cinco assistências e quatro tocos. Davis estava em todos os lugares, e não havia nada que o Pacers pudesse fazer para sequer diminuir seu ritmo.
Mas Austin Reaves também foi um fator importante no triunfo do Lakers. Ele marcou 28 pontos com 9 de 15 arremessos de quadra e 10 de 12 na linha de lance livre, ajudando a manter o Pacers à distância sempre que ameaçava ter uma reação.
Reaves não jogou 100% na final da Copa da NBA
O técnico do Lakers, Darvin Ham, foi efusivo em seu elogio ao armador, enquanto mencionava o fato de ele não estar 100%.
"Eu acho que ele não recebe crédito suficiente por quão competitivo ele é", disse Ham sobre Reaves. "Ele é um competidor, cara. Você o vê trabalhar em seu jogo, tentar fazer jogadas para sua equipe, fazer jogadas em ambos os lados da quadra — ele é apenas um pensador e trabalhador de basquete altamente, altamente, altamente inteligente, e isso aparece uma vez que chegamos nesses momentos em que precisamos dele. Como mencionei com Bron e AD, Austin é também um daqueles caras que pode carregar o grupo através de certos segmentos do jogo, terminar jogos, fazer todas as grandes jogadas.
"… Ele não estava se sentindo bem hoje à noite. Eu acho que muitas pessoas não sabem disso."
Mais uma vez, Reaves provou que ele não é apenas possivelmente o terceiro jogador mais importante do Lakers, mas também alguém que eleva seu jogo em momentos importantes.