Na temporada 2023-24 da NBA, o Los Angeles Lakers prestou uma grande homenagem ao espanhol Pau Gasol, um dos jogadores mais importantes da história do time. Gasol, que fez uma dupla memorável com Kobe Bryant durante o último tricampeonato do Lakers, teve sua camisa oficialmente aposentada após encerrar sua carreira no basquete. Com isso, Gasol se tornou o 11º jogador do Lakers a ter essa honra.

A aposentadoria de camisas é uma tradição importante em times com uma rica história no basquete, e o Lakers é um dos maiores exemplos disso. Reconhecido mundialmente, o time já contou com várias lendas do esporte em seu elenco ao longo dos anos. A aposentadoria das camisas é uma forma de eternizar o legado desses jogadores e reconhecer suas contribuições para o time e o basquete.

Entre os jogadores que já receberam essa honra está Kobe Bryant, uma das maiores lendas do esporte, que tragicamente faleceu em 2020. As camisas de número 8 e 24 de Kobe foram aposentadas, imortalizando seus 20 anos de carreira no Lakers.

Além de Kobe Bryant e Pau Gasol, outras grandes estrelas do basquete têm suas camisas penduradas na Crypto Arena. Jogadores como Wilt Chamberlain (#13), Elgin Baylor (#22), Gail Goodrich (#25), Magic Johnson (#32), Kareem Abdul-Jabbar (#33), Shaquille O’Neal (#34), James Worthy (#42), Jerry West (#44), George Mikan (#99) e Jamaal Wilkes (#52) também fazem parte desse seleto grupo de lendas homenageadas.

A aposentadoria de camisas é uma das maneiras pelas quais o Lakers demonstra respeito e gratidão por seus maiores ícones, garantindo que suas contribuições sejam lembradas para sempre.

As camisas aposentadas do Lakers

Wilt Chamberlain (13)

Pau Gasol (16)

Elgin Baylor (22)

Kobe Bryant (8 e 24)

Gail Goodrich (25)

Magic Johnson (32)

Kareem Abdul-Jabbar (33)

Shaquille O’Neal (34)

James Worthy (42)

Jerry West (44)

Jamaal Wilkes (52)

George Mikan (99)