“MVP, MVP, MVP!”, foram esses os gritos que Luka Doncic recebeu da torcida na reta final do jogo entre Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers na noite de sexta-feira (20), após liderar mais uma vitória no clutch time; o placar foi de 125 a 122.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
O 1º tempo do Big-3
O jogo de volta da pausa para o All-Star Game foi apenas o nono em que Luka Doncic, Austin Reaves e LeBron James jogaram juntos na atual temporada, e o trio mostrou que seu entrosamento está cada vez melhor.
Reaves fez os sete primeiros pontos do Lakers sozinho, fazendo o time encostar no placar que, nos primeiros minutos, era liderado pelo Clippers. Na sequência, LeBron foi o responsável tanto pelo empate, quanto pela virada.
Houveram algumas trocas de liderança até nosso time se estabilizar e abrir uma vantagem de 11 pontos ainda no primeiro período, principalmente com Luka, que chegou a 17 pontos. Ou seja, os três desempenharam papéis importantes logo no começo da partida.
No segundo quarto, o Lakers conseguiu manter a vantagem por pouco tempo e viu os adversários encostarem no placar mesmo depois de ter aberto uma diferença de 16 pontos. De qualquer forma, nosso Big-3 saiu para o intervalo combinando para 48 dos 72 pontos do time, com 100% de aproveitamento de Reaves.
Vantagem perdida
Ainda no primeiro tempo, o Lakers viu a vantagem de 16 pontos cair para apenas quatro graças a uma defesa ineficiente, que permitiu muitos rebotes ofensivos aos visitantes, além de não ter uma resposta para o bom aproveitamento de Kawhi Leonard, cometendo um grande número de faltas.
Na volta do intervalo, nosso time parecia melhor, só que mais uma vez, a defesa deu muita liberdade para o ataque do Clippers, que conseguiu até virar o placar, desencadeando uma nova sequência de trocas de liderança.
Clutch time
Com o sufoco do placar apertado e trocas de liderança, o clutch time foi inevitável, mas essa é uma boa notícia para o Lakers, time mais decisivo da liga na temporada. Marcus Smart e Doncic estavam bastante confiantes e pontuando, mas outros fatores também ajudaram.
Infelizmente, Kawhi precisou deixar a partida nos minutos finais por sentir dores no tornozelo esquerdo. A segunda baixa foi mérito de Reaves, que fez uma ótima defesa em Benedict Mathurin, forçando-o a cometer a sexta falta.
Ainda assim, os minutos finais foram de sufoco para ambas as equipes. Liderando o Lakers, Doncic passou a infiltrar bastante o garrafão, o que o fez sofrer faltas que o colocaram na linha de lance livre. Em todas as suas cobranças na reta final, a torcida da Crypto Arena entoava gritos de “MVP” ao esloveno.
Luka Doncic MVP e Austin Reaves pegando fogo
Principal destaque do jogo, Doncic anotou mais um duplo-duplo com 38 pontos e 11 assistências, além de seis rebotes, três roubos de bola e até um toco. Mas o mais impressionante foram suas bolas triplas; ele acertou oito em 14 tentativas.
Austin Reaves não fica muito atrás; ainda no terceiro período, ele já tinha 25 pontos em apenas 10 tentativas de arremesso; foram oito convertidos, incluindo três bolas triplas, além de sete pontos de lance livre.
O ala-armador brilhou tanto no ataque, com ótimas fintas e um aproveitamento de 60%, quanto na defesa, se posicionando de maneira firme na marcação e forçando erros e faltas de ataque do Clippers.
Lakers x Clippers: Destaques da partida
Lakers
- Doncic: 38 pts, 6 reb e 11 ast.
- Reaves: 29 pts, 6 reb e 2 ast.
- LeBron: 13 pts, 3 reb e 11 ast.
- Ayton: 13 pts, 7 reb e 1 ast.
Clipers
- Leonard: 31 pts, 4 reb e 5 ast.
- Mathurin: 26 pts, 7 reb e 2 ast.
- Lopez: 16 pts, 10 reb e 2 stl.
- Jones Jr.: 13 pts, 8 reb e 2 ast.