Ex-jogador do Los Angeles Lakers, Dennis Schroder sofreu racismo durante o jogo entre Alemanha e Lituânia na fase de grupos da EuroBasket. O alemão, inclusive, mandou até um recado para Vini Jr., jogador de futebol brasileiro do Real Madrid que tem se tornado uma voz potente na luta contra o racismo no esporte europeu.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Racismo na EuroBasket
A partida entre Alemanha e Lituânia aconteceu no último sábado (30), com vitória dos alemães por 107 a 88. Com 26 pontos, Schroder foi o cestinha do jogo; ele ainda anotou três rebotes e seis assistências.
A torcida lituana, no entanto, não gostou nada de ver o alemão brilhar em quadra. Segundo o próprio Dennis, alguns deles imitaram sons de macaco na saída para o intervalo.
"Torcedores lituanos fizeram sons de macaco, e isso é algo que não posso aceitar. O racismo não tem lugar nesse mundo. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Eu vejo isso acontecer com Vinícius Jr. o tempo todo, isso não cabe no esporte, nem no basquete e nem no futebol", relatou.
A FIBA, entidade responsável pela competição, já identificou os torcedores responsáveis pelo ato de racismo e os baniu de jogos da Euro Basket. As informações são da ESPN.
Recado para Vini Jr.

Nos últimos anos, Vini Jr. tem se tornado um dos principais jogadores de futebol do mundo, mas o brilho em campo também veio acompanhado de diversos atos de racismo na Espanha. O brasileiro nunca ficou calado sobre isso e luta para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Ao sofrer com ofensas racistas na EuroBasket, Schroder citou o brasileiro em seu desabafo: "Vini Jr., agora sei como se sente. Quem me dera essas pessoas que fizeram isso tivessem coragem de fazer fora da arena. Eles teriam que arcar com as consequências sem poder escapar", disse.
O próprio Dennis foi quem ajudou funcionários da FIBA a identificarem os torcedores lituanos que imitaram macacos; eles foram expulsos da partida. O grupo das duas seleções está sediado na Finlândia.