A vitória da Grécia sobre a Espanha por 96 a 80 no EuroBasket 2025 não terminou sem polêmica. O técnico Vassilis Spanoulis usou a coletiva pós-jogo para criticar os árbitros, alegando que Giannis Antetokounmpo não tem recebido o mesmo tratamento que outras estrelas internacionais como Luka Doncic, do Los Angeles Lakers.

A queixa de Spanoulis

giannis-antetokoumpo

Segundo o treinador, a disparidade nos lances livres chamou atenção. “Mais uma vez, vi muita diferença no número de arremessos. Em um jogo desses, um time não pode ter 37 tentativas e o outro apenas 19”, afirmou.

Spanoulis comparou a situação de Giannis com a de Doncic: “Você não pode ter Luka e outros jogadores indo 20-23 vezes para a linha e Giannis implorando por faltas enquanto é agredido. Pelo menos duas vezes deveria ter recebido faltas antidesportivas. Doze lances livres são poucos para ele; poderia ter tido mais dez, com certeza.”

Respeito à Espanha, críticas à arbitragem

O técnico grego destacou que suas críticas não eram direcionadas à equipe espanhola. “Respeitamos a todos. Tenho enorme respeito por Scariolo e pela Espanha, que fez coisas incríveis nos últimos 15 anos. Mas tenho que ser justo com o jogo e dizer a verdade.”

Domínio de Giannis contra a Espanha

Apesar da polêmica, Antetokounmpo foi dominante. Terminou com 25 pontos, 14 rebotes e nove assistências, flertando com um triplo-duplo em 31 minutos. Converteu 9 de 15 arremessos de quadra e 7 de 12 da linha de lance livre, alcançando eficiência de 35 e plus/minus de +12.

Com a vitória, a Grécia garantiu o primeiro lugar do Grupo C com 4-1, empatada com a Itália. Giannis é um dos grandes nomes do torneio: média de 27.7 pontos, 9.7 rebotes e 5 assistências, além de aproveitamento de 69.6% nos arremessos de quadra.

Luka Doncic brilha e coloca pressão no torneio

luka-doncic

Enquanto isso, Luka Doncic segue sendo o rosto do EuroBasket. O astro do Lakers liderou a vitória da Eslovênia sobre Israel por 106 a 96, anotando 37 pontos, 11 rebotes, nove assistências, três roubos e um toco. Foi perfeito na linha de lance livre (9-9) e manteve a narrativa de que está em sua melhor forma física da carreira.

O que vem pela frente

A Grécia enfrenta Israel nas oitavas de final, em Riga, no domingo. Do outro lado, Doncic e a Eslovênia seguem embalados para tentar avançar ainda mais. Enquanto a arbitragem segue como tema de debate, as estrelas Giannis e Luka mostram em quadra porque estão entre os maiores jogadores do planeta.