Na tarde desta quinta-feira (18) a NBA anunciou os cinco melhores jogadores da terceira edição da Copa da NBA. Um deles é Luka Doncic, do Los Angeles Lakers, mesmo que o time tenha ido apenas até as quartas de final.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
All-Team Copa da NBA
Campeão de 2025, o New York Knicks garantiu dois jogadores na seleção da Copa: Jalen Brunson, eleito MVP do torneio, e Karl-Anthony Towns. A terceira vaga foi preenchida por De’Aaron Fox, do San Antonio Spurs, vice-campeão da competição.
A quinta vaga ficou com Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, semifinalista da Copa da NBA. O canadense também lidera a corrida para MVP da temporada regular.
Luka é o único jogador do All-Team que foi eliminado antes das semifinais; o Lakers perdeu para o San Antonio Spurs na primeira rodada da fase eliminatória. Isso mostra o quanto sua atuação teve impacto na classificação do time como primeiro do Grupo B no Oeste.
The @emirates NBA Cup All-Tournament Team!
Jalen Brunson
Luka Doncic
De’Aaron Fox
Shai Gilgeous-Alexander
Karl-Anthony Towns pic.twitter.com/K25tWbCHXf— NBA (@NBA) December 18, 2025
Médias de Luka Doncic na Copa da NBA
O Lakers disputou cinco jogos na Copa da NBA, sendo quatro na fase de grupos e as quartas de final. Luka esteve presente em todos eles, conseguindo estatísticas incríveis.
Foram 36,2 pontos, 7,6 rebotes e 10 assistências por partida; com exceção da derrota para o Spurs, o esloveno teve um duplo-duplo em todos os jogos, beirando o triplo-duplo contra o Los Angeles Clippers —faltou apenas uma assistência para isso.
Esses números, inclusive, se aproximam da média geral de Luka na temporada regular: ele lidera a liga em pontos com 34,7 por jogo, além de 9,7 rebotes e 8,8 assistências. Mesmo com esses números absurdos, ele ocupa a terceira colocação na corrida para MVP, atrás de Shai e Nikola Jokic.
Apesar de os dois primeiros não terem os mesmos números de Doncic, eles têm impactado suas respectivas equipes de forma mais contundente que o esloveno, que ainda divide o protagonismo com LeBron James e, de vez em quando, com Austin Reaves.
O que não quer dizer que ele não esteja fazendo uma temporada espetacular. Mas para ser MVP, ele precisa ter um melhor desempenho defensivo —e ele mesmo concorda com isso.