Na última terça-feira (2), Luka Doncic fez seu quarto jogo pela seleção da Eslovênia na EuroBasket e, apesar de ter liderado a equipe em pontos para uma vitória sobre a Islândia, foi um outro tipo de liderança que chamou a atenção.

Treinador Luka Doncic

Durante um dos pedidos de tempo feitos pelo técnico da seleção eslovena, Doncic resolveu assumir a liderança tática para orientar seus companheiros de equipe. Ele pegou a prancheta da comissão de treinadores e começou a desenhar e explicar as próximas jogadas, seguidas à risca pelos outros atletas, sem interferência do treinador principal.

A Eslovênia levou vantagem na linha de lances livres e nos rebotes ofensivos após construir jogadas de ataques infiltrados, já que as bolas de três não estavam caindo tanto quanto o esperado —o aproveitamento do time no perímetro foi de apenas 33% contra 43% dos islandeses.

Luka fechou a partida com 26 pontos, sete rebotes e quatro assistências; seu time venceu o jogo por 87 a 79 e ocupa a quarta colocação no Grupo D.

Destaque da EuroBasket

Luka Doncic não tem sido um destaque apenas na seleção eslovena, mas sim um dos melhores jogadores de toda a competição, apesar de ainda não ter conseguido garantir a classificação para a próxima fase.

O novo astro do Los Angeles Lakers soma médias de 31 pontos, 8,3 rebotes e 7,3 assistências em quatro jogos na EuroBasket até agora, além de liderar o torneio em roubos de bola, com uma média de 3,3 por partida.

O esloveno também fez história ao anotar um triplo-duplo de 26 pontos, 10 rebotes e 11 assistências no jogo contra a Bélgica no domingo (31), se tornando apenas o quarto jogador da história da competição com esse feito.

Com duas vitórias e duas derrotas, Doncic ainda tem mais um jogo pela frente na fase de grupos para tentar a classificação para as oitavas de final da EuroBasket.