A NBA não tem um regra formal para cancelar jogos ou suspender a temporada, disse o comissário da NBA Adam Silver em uma teleconferência na segunda-feira, embora o retorno à situação de bolha possa ser uma possibilidade.

A liga inicia sua temporada regular nesta terça-feira, durante um período crítico da pandemia, com aumento no número de casos em Los Angeles e em outras cidades da NBA. Em longa entrevista, Silver abordou vários assuntos incluindo quando a NBA deve receber a vacina, se os jogadores continuarão a se ajoelhar para o hino nacional e como os torcedores poderão retornar às arenas.

“Não há números exatos sobre isso. Acho que é um pouco semelhante à orientação que recebemos quando entramos na bolha ”, disse Silver. “A ideia é que se encontrássemos uma situação em que os nossos protocolos não estivessem funcionando, o que significa que não apenas tivessemos alguns casos de COVID, mas também a testemunhar a disseminação entre equipes, isso nos faria para suspender a temporada. Acho que estamos preparados para casos isolados. Na verdade, com base no que vimos na pré-temporada, com base em assistir outras ligas operando fora da bolha, infelizmente parece um pouco inevitável. Mas estamos preparados para todas as contingências. ”

Novos protocolos implementados

Essas contingências podem incluir um retorno a algum tipo de bolha, embora a liga esteja esperançosa de que a introdução da vacina COVID-19 possa permitir um retorno generalizado dos torcedores dentro das arenas da liga. No início da temporada, seis times terão torcedores limitados dentro dos ginásios.

“Existem muitos problemas em torno de como os torcedores entrarão e sairão das arenas, como nossos protocolos recentemente implementados irão funcionar, em termos de distanciamento físico e uso de máscaras, na forma em como os torcedores irão comer e beber nas arenas”, disse Silver. “Há todas essas questões muito novas para nós.”

Silver insistiu que a NBA não passaria a frente das pessoas que precisam ser vacinadas, prometendo esperar sua vez.

“De forma alguma iremos pular a fila. Vamos esperar a nossa vez de tomar a vacina ”, disse. “Minha esperança é de que, quando formos elegíveis, os membros da comunidade da NBA queiram ser vacinados, e é nosso plano nos envolvermos com esforços governamentais em termos de mensagens públicas quanto aos benefícios de tomar a vacina.”

Protestos x Hino Nacional

Após protestos liderados por jogadores contra a desigualdade racial e a brutalidade policial durante o hino nacional dentro da bolha da NBA, Silver disse que esperava que a liga volte a respeitar o hino, uma regra da liga que a NBA parou de aplicar, embora seja uma discussão em andamento com representantes e jogadores.

“É uma espécie de ritual nacional que eu acho que espero pessoalmente não estar perdido, porque há poucas coisas que nos unem atualmente. É minha expectativa, no início da temporada, retornarmos à prática que faz parte desta liga há muitas décadas e que é o hino nacional ”, disse Silver.

“Tendo dito isso, temos uma parceria com os jogadores, nós tivemos essas discussões. É minha esperança que, se fizermos algo em termos de decidir repensar, seja feito coletivamente. Sempre houve essa noção de que esta liga é maior do que um time, um jogador, uma diretoria. Acho que é por isso que temos tido tanto sucesso ao longo dos anos, porque realmente nos reunimos e resolvemos, em alguns casos, questões muito difíceis. ”

Expansão da NBA

À medida que a liga busca por novas receitas, a questão da expansão tem ganhado mais tempo no ar, embora Silver tenha dito que não está em alta neste momento.

“É uma questão econômica e competitiva para nós”, disse ele. “Então, é algo que vamos continuar a estudar, mas estamos gastando um pouco mais de tempo do que estávamos antes da pandemia.”

A liga também comentou sobre o caso do Milwaukee Bucks, que a liga investigou uma violação depois de um sign and trade pela negociação por Bogdan Bogdanvoic antes da abertura da agência gratuita. Segunda-feira, a NBA retirou do Bucks a sua escolha de 2022 de segunda rodada do draft.

“Vimos uma violação, agimos e penalizamos o Bucks. Esperamos que isso funcione como um impedimento para qualquer outra equipe que tente se envolver em um tipo de comportamento semelhante ”, disse Silver.

Leia em seguida: Draymond Green diz que saída de Durant do Warriors foi por causa de LeBron