Como a NBA e a National Basketball Players Association continuam a negociar protocolos de saúde e segurança para a temporada 2021-22, a liga parece ter decidido como lidar com jogadores não-vacinados que irão perder jogos em cidades com restrições relacionadas a COVID-19.
O porta-voz da NBA, Mike Bass, anunciou nesta quarta-feira que "qualquer jogador que opte por não cumprir os mandatos de vacinação locais, não será pago pelos jogos que perder".
Com os training camp começando em toda liga, as vacinas contra a COVID-19 têm sido um grande ponto de discussão.
Funcionários do governo na cidade de Nova York e San Francisco determinaram que todos com idade superior a 12 anos devem apresentar prova de ter recebido pelo menos uma dose de vacina para comparecer a determinados locais públicos grandes ou eventos internos de grande escala.
O Golden State Warriors, o New York Knicks e o Brooklyn Nets são os times da NBA mais diretamente afetados por essas restrições.
O gerente geral do Knicks, Scott Perry, anunciou na semana passada que toda a organização, incluindo jogadores, treinadores e equipe, está totalmente vacinada.
Kyrie Irving do Nets não pôde comparecer ao Media Day da equipe na segunda-feira devido a protocolos de saúde e segurança. Em uma ligação da Zoom com repórteres, ele não confirmou nem negou se foi vacinado.
O jogador do Warriors, Andrew Wiggins, teve seu pedido de isenção religiosa da vacina negado pela NBA. O jovem de 26 anos disse em março que não seria vacinado a menos que fosse forçado a isso.
De acordo com Rusty Simmons do San Francisco Chronicle, há uma "preocupação crescente" dentro da organização Warriors sobre a disponibilidade de Wiggins para esta temporada por causa de sua posição sobre a vacina contra a COVID-19.
Shams Charania, do The Athletic and Stadium, relatou na semana passada que 90 por cento de todos os jogadores da NBA estão totalmente vacinados, com a taxa "aumentando à medida que os training camps" comecem.
A temporada de 2021-22 está programada para começar em 19 de outubro com uma rodada dupla com o Nets jogando contra o atual campeão Milwaukee Bucks no Fiserv Forum e o Warriors viajando para o Staples Center para enfrentar o Lakers.