Ben Simmons afirmou que não está mais interessado em jogar pelo Philadelphia 76ers. Novos reports surgiram na terça-feira de que ele informou à equipe que não se apresentaria ao training camp.
Insiders da NBA do Los Angeles Times – Andrew Greif, Broderick Turner e Dan Woike – analisaram o cenário do que pode acontecer entre Simmons e o 76ers, incluindo possíveis negociações para o Warriors, bem como o Lakers e Clippers.
Falta menos de uma semana para o training camp começar e Simmons continua afirmando que não vai comparecer. Simmons pode ser multado e talvez o Sixers não receba nenhuma oferta significativa até lá.
Segundo Dan Woike, o Clippers e o Lakers devem estar muito interessados nesta situação, mesmo que a probabilidade de qualquer uma das equipes adquirir Simmons seja muito baixa. A razão, segundo o jornalista, é que há uma equipe no Oeste que poderia se tornar instantaneamente uma das favoritas da conferência negociando por ele – o Golden State Warriors.
Mas, de acordo com o próprio proprietário do Warriors, Joe Lacob, isso pode ser bastante improvável. Lacob disse que não consegue imaginar Simmons jogando ao lado de Green e tirando posses de bola de Curry e Thompson.
“Em alguns aspectos, realmente não se encaixa no que estamos fazendo”, disse Lacob. “Ele ganha muito dinheiro. Mas ele pode fazer parte do time para terminar os jogos? Eu não sei."
“Ele é muito talentoso”, Lacob continuou sobre Simmons. “O problema é: temos Draymond. Draymond e ele são muito semelhantes no sentido de que nenhum dos dois realmente arremessa e comandam muitas jogadas. Esse é um problema. A estrutura salarial é outra.”
Tudo o que realmente importa é que, para a saúde da NBA, o valor comercial de Simmons não é tão suprimido ao ponto de que o Sixers possa obter um retorno extremamente desigual em uma negociação. Observar estrelas que assinam contratos de longo prazo e expressam desejos de troca cada vez mais cedo não é bom para a liga. E ver um deles se recusar a aparecer para trabalhar até que ele arrume um novo contrato, também não é bom.
O Clippers têm o tipo de ambiente onde os pontos fortes de Simmons podem prosperar, segundo Andrew Greif. Para o jornalista suas fraquezas podem ser cobertas, até certo ponto, por causa do grande número de arremessadores com os quais eles podem cercar Simmons. Paul George, Kawhi Leonard (quando ele retornar de sua lesão no joelho), Nicolas Batum, Luke Kennard, Marcus Morris, Serge Ibaka, e assim por diante – suas ameaças de perímetro coletivo, em teoria, tornam a falta de presença Simmons menos preocupante. Pare um minuto para pensar sobre as escalações de small ball que o técnico Tyronn Lue implantou nos últimos playoffs do time e adicione Ben Simmons a ela.
Por outro lado, não há sinais de que o Sixers esteja desesperado para reduzir seu valor apenas para fazer um acordo – eles sabem o quão bom ele pode ser – então a questão provavelmente é discutível. Ele vai ser muito caro para qualquer equipe que estiver disposta a tê-lo em seu elenco.
Pro nosso lado, não existem chances do Lakers trocar por Ben Simmons nessa altura do campeonato. Vamos ser realistas, ele não é tão bom quanto LeBron James ou Anthony Davis e a diretoria não pode trocá-lo por um recém contratado.
+ Porque a torcida do Lakers não deve se preocupar com os últimos rumores
+ O Philadelphia 76ers planeja aposentar camisa de Kobe Bryant
Mas é justo perguntar: quem não gostaria de um jogador que, apesar dos notáveis buracos ofensivos, tem seu nível de jogo totalmente defensivo?
Se o desejo de Simmons é jogar por um time da Califórnia, parece que as chances do jogador estão se esgotando. Você faria uma aposta?