LeBron James sempre estará nos debates sobre os melhores jogadores da história da liga. E embora nem sempre tenha sido fácil tirar o melhor de seus times, ele sempre encontrou uma maneira de fazer as coisas funcionarem.
No Heat, LeBron assumiu o time e ajudou Dwyane Wade e Chris Bosh a se adaptarem a novos papéis. No Cavs, LeBron liderou o time com Kyrie Irving e Kevin Love enquanto eles descobriram como maximizar a sua nova parceria.
Com o Lakers, LeBron vai precisar descobrir as coisas mais uma vez, e pode ser sua missão mais dificil até o momento.
Já ficou claro nesse início de temporada que o estilo de jogo de LeBron e Westbrook se conflitam. Os dois são jogadores que prosperam com a bola nas mãos. Com uma capacidade de adaptação muito maior, LeBron vai precisar estar disposto a mudar seu próprio jogo, e não o contrário.
Nesta semana, no podcast de Bill Simmons, o jornalista J.A. Adante fez algumas considerações muito pertinentes em relação ao status do Lakers neste momento na temporada. Adante sugere que pela primeira vez na sua carreira, LeBron James terá que sacrificar o seu jogo para fazer as coisas funcionarem.
“A chave toda é se LeBron está ou não pronto para dizer ‘Aqui, leva a bola’. Quando LeBron foi para Miami – todos falaram sobre ‘Você tem que sacrificar’- LeBron nunca se sacrificou. LeBron vai para Miami, Bosh e Wade vêem sua taxa de uso cair, LeBron continua o mesmo. LeBron volta a Cleveland, a taxa de uso de Kevin Love e Kyrie Irving cai, LeBron continua o mesmo. ”
A ideia de que LeBron nunca realmente sacrificou seu jogo é relativamente nova e bastante radical. Mas, realmente, em qualquer lugar que James tenha ido, ele estará no centro de tudo – dentro e fora da quadra. E embora tenha feito alguns ajustes em seu jogo antes, sempre foi em seus termos.
“LeBron é uma mente brilhante do basquete,” escreveu Filip Trivic da Basketball Network, “Mas ele nunca usou seu brilhantismo para mudar seu jogo e função – ele o usa para ajudá-lo a mudar o seu. Existe a melhor versão de você mesmo para ser o melhor ajudante possível de LeBron, e ele se adaptará para ajudá-lo a se destacar nessa função, mas ele nunca realmente se sacrificou para ajudar alguém a ser a melhor versão de si mesmo. Sempre se tratou de ser a melhor versão que complementa o LeBron.”
O Lakers já afirmou várias vezes que só precisa de Westbrook “ser Westbrook”. Mas nos primeiros jogos da temporada, ele simplesmente não se encaixou bem ao lado de LeBron e Anthony Davis.
Se o Lakers está focado em ganhar um título, o time pode ter que pensar em mudar sua abordagem e ter Westbrook assumindo o papel que LeBron faz hoje.