Em 2012-13, enquanto o Lakers buscava se garantir nos playoffs no final da temporada, Kobe Bryant fazia algo notável e inédito na NBA moderna.
Em sua 17ª temporada, Bryant de 34 anos estava jogando alguns dos melhores anos de sua carreira. Nos primeiros 71 jogos, ele teve uma média de 27,2 pontos em 47 por cento de aproveitamento de arremessos. Ele estava produzindo uma de suas melhores temporadas desde seus dias de auge.
Durante um período de sete jogos, de 30 de março a 12 de abril, Bryant teve uma média de 45,5 minutos por jogo, incluindo quatro jogos de mais de 47 minutos. O Lakers venceu seis dessas sete disputas, o que foi bom o suficiente para garantir uma vaga no playoff.
Na época, a torcida expressou preocupação sobre a carga de minutos de Bryant, mas ninguém na organização tinha a capacidade de segurar o Mamba.
“Não há segredo, não há fórmula mágica”, disse Bryant na época, via SI. “Eu regulo minha alimentação e treino pra caramba. Estou no tipo de condição agora que muitos dos meus antecessores nessa idade provavelmente não poderiam estar.”
As apreensões logo foram validadas. Com dois jogos restantes na temporada, o Achilles de Bryant rompeu no quarto período contra o Golden State Warriors. Ele arremessou dois lances livres, saiu da quadra e sua carreira nunca mais foi a mesma.
O Lakers de 2021 não pode cometer o mesmo erro com sua nova lenda
Em fevereiro, LeBron tem 38 minutos de média em quadra
LeBron James jogou 43 minutos na derrota na prorrogação contra o Wizards na segunda-feira no Staples Center, a terceira derrota consecutiva da equipe. Ao longo de 11 jogos em fevereiro, o jogador de 36 anos teve uma média de 38,2 MPG, que é o máximo na NBA.
O Lakers ganhou seus primeiros seis jogos do mês de maneira inexpressiva, mas desde então perdeu quatro dos últimos cinco.
Antes de fevereiro, James tinha uma média de 33,3 MPG, que seria a marca mais baixa de sua carreira. No geral, James jogou 1.120 minutos no total em 2020-21.
Claro, essas derrotas recentes e o aumento da carga de LeBron em quadra, são consequências do estiramento na panturrilha de Anthony Davis. O jogador perdeu os últimos quatro jogos e estará fora por pelo menos mais três semanas. A ausência do principal armador bola Dennis Schröder, (protocolos de saúde e segurança) apenas aumentou o trabalho de James no meio da temporada.
“Ele é um burro de carga”, disse o técnico do Lakers, Frank Vogel, sobre James após a derrota de segunda-feira. “Ele está fazendo tudo o que pode por nós.”
James afirma que "não se cansa" e, em sua defesa, ele se parece fisicamente com a coisa mais próxima que temos de um super-herói da vida real. Kobe também.
E, como o Mamba, a mentalidade de James não se preocupa muito com o aumento da carga de trabalho. Em vez disso, sua inclinação natural é aceitar o desafio.
“Agora é hora de me ajustar novamente e ver maneiras de ser ainda mais eficaz para ajudar esta equipe a ganhar jogos com bola, porque é nessa posição que estamos”, disse James no sábado. “Estamos em um time vencedor e sempre fui um vencedor.”
LeBron se irrita com perguntas
Em seus comentários após o jogo na segunda-feira, James parecia visivelmente irritado por uma série de perguntas relacionadas ao descanso.
“Eu nunca falei sobre isso. Eu não falo sobre isso. Eu não acredito nisso. Todos nós precisamos de mais descanso, merda, ”disse James. “Este é um retorno rápido em relação à temporada passada e todos nós gostaríamos de poder descansar mais. Mas estou aqui para trabalhar, estou aqui para marcar meu tempo e estar disponível para meus companheiros de equipe e se eu estiver machucado ou se não estiver me sentindo bem, então podemos dar uma olhada. ”
O resto da narrativa não começou depois que Davis se machucou. Na verdade, ninguém, incluindo Danny Green, teria ficado surpreso se o MVP das Finais de 2020 tivesse facilitado a primeira metade da temporada. Em vez disso, ele jogou todos os jogos.
“Eu ouço isso há cinco, seis, sete anos e ainda estou me fortalecendo”, lembrou James ao público. “Eu não preciso de facilidades. Não estou procurando por isso. Meu trabalho é sair quando estou disponível quando estou saudável para sair e brincar. ”
O Lakers não precisa olhar para 2013 para ter como exemplo. Davis não estava jogando minutos pesados quando sua panturrilha rompeu (32,8 MPG), mas a equipe certamente poderia ter tomado uma abordagem mais cautelosa com sua estrela enquanto ele lidava com a dor persistente em torno de seu Aquiles.
James sabe o que é melhor para seu corpo. James quer outro MVP e se orgulha de colocar o time em suas costas. Essa é uma causa e efeito de grandeza. Nesse estágio de sua carreira e de sua perseguição ao GOAT, porém, ele certamente concordaria que os títulos são fundamentais.
Mas, o Lakers está oficialmente admitindo que não está priorizando tem uma vantagem de playoffs em casa, contanto que tenha James. Vogel tem insistido repetidamente que quer ser cuidadoso com a carga de LeBron, mas não enquanto um jogo estiver disputado.
“Nós consideramos isso durante toda a temporada com ele. E vamos tomar essas decisões jogo a jogo ", disse Vogel após a derrota de segunda-feira.
O Lakers se viu roendo as unhas o mês todo. Com ou sem Davis, o Lakers tem lutado muito quando James está no banco.
James tem aproveitamento de 24 por cento de 3 pontos em fevereiro
Nas duas últimas derrotas do Lakers, James começou a mostrar sinais de cansaço. Contra o Washington, ele marcou 31 pontos e 13 assistências, mas também teve oito turnovers, falhou oito das 10 tentativas da linha de 3 pontos e falhou um lance livre crucial faltando 9,5 segundos. (James está atirando 24% de 3 pontos em fevereiro, após um melhor início de temporada da sua carreira.)
James marcou quatro pontos na segunda metade da derrota do Lakers por 96-94 para o Miami Heat no sábado. Ele foi consistentemente parado por Kelly Olynyk, e falhou sete de suas nove tentativas de arremessos nos últimos dois quartos, incluindo uma de três no final do jogo.
“Não estou me forçando … estou entrando em quadra e jogando”, disse James. “Estou fazendo meu trabalho e tentando fazer isso em alto nível, mas isso tem sido uma narrativa em torno da liga. Nunca pedi folga ou tempo durante a temporada. ”
Não vai ficar mais fácil. O Lakers joga dia sim, dia não até o intervalo do All-Star, principalmente contra times de playoff da Conferência Oeste. O time enfrentará o embalado Utah Jazz na estrada nesta quarta-feira e, em seguida, receberá confrontos contra o Warriors, Blazers e Suns.
“Você tenta encontrar algum tempo intermediário para descansar o máximo que puder quando não estamos jogando”, disse ele. “Eu realmente não tenho muitos comentários sobre o All-Star. Vocês sabem como me sinto sobre isso. Mas teremos alguns dias depois de jogarmos nosso último jogo. Então, terei a oportunidade de descansar um pouco. ”
A atual sequência de noites cansativas de LeBron não é ideal para os Lakers. O movimento mais prudente que a equipe pode fazer é descansar o jogador durante o intervalo ou, pelo menos, deixá-lo de fora por um jogo.
Leia também: Lakers não deve assinar com DeMarcus Cousins
Mas, assim como Kobe Bryant em 2013, LeBron James está jogando em um nível de calibre MVP e tem uma influência poderosa dentro da organização Lakers. Ninguém pode realmente gerenciar sua carga, exceto o próprio jogador
Com sorte, ele provará que os céticos e as concepções comuns sobre o corpo humano estarão erradas mais uma vez.