O Los Angeles Lakers venceu o New Orleans Pelicans na noite de sexta-feira (14), por 118 a 104. Em um jogo ofensivo atípico de Luka Doncic, Austin Reaves foi quem comandou o ataque do time. Nosso time segue na liderança do Grupo B do Oeste na Copa da NBA.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Dominância inconsistente

Uma vitória por 14 pontos de diferença parece boa, mas poderia ter sido muito melhor, já que o Lakers chegou a liderar a partida por 22 pontos ainda no primeiro quarto, com um ótimo jogo coletivo dos titulares. O Pelicans, no entanto, correu atrás do prejuízo e pressionou nosso time diversas vezes ao longo da partida.

No segundo período, os donos da casa chegaram a encostar no placar e ficar apenas dois pontos atrás; neste momento, Doncic e Jake LaRavia deram uma acelerada no ataque e conseguiram impedir o empate, ou até mesmo uma virada. Com Deandre Ayton jogando bem dos dois lados da quadra, o nosso time voltou a abrir vantagem e foi para o intervalo 13 pontos à frente.

No segundo tempo, Doncic simplesmente não parecia ele mesmo. Ainda assim, o time de Los Angeles conseguiu manter o domínio do jogo mesmo sem o esloveno pontuar durante cinco minutos —seus arremessos não estavam caindo de jeito nenhum. Diante do baixo aproveitamento, ele decidiu jogar sem bola, o que fez muita diferença.

Luka focou na defesa e nas assistências, chegando ao duplo-duplo ainda no terceiro período e registrando até um toco, enquanto Reaves assumia a responsabilidade pelo ataque; ele marcou 20 pontos após o intervalo. 

Doncic começou o quarto período no banco, e sua ausência foi evidente; o Pelicans conseguiu diminuir a diferença de 18 para 10 pontos, o que fez o esloveno voltar para a quadra. Apesar da pressão dos donos da casa, o Lakers conseguiu se manter à frente, voltando a aumentar a vantagem bem na reta final.

Baixo aproveitamento de Doncic

Luka Doncic terminou a partida com apenas 24 pontos e um aproveitamento de 37,5% tanto nos arremessos de quadra, quanto no perímetro; esses números estão muito abaixo de sua média. 

Ainda assim, ele deu um jeito de impactar a partida positivamente, o que resultou em um plus minus de 30 pontos. Além das 12 belas assistências, o esloveno trabalhou muito bem na defesa com seis rebotes, dois roubos de bola e até um toco, somados a uma boa marcação.

A noite de Reaves

Mais tímido no primeiro tempo, quando a bola de Luka ainda estava caindo, Reaves entendeu que precisava chamar a responsabilidade após o intervalo e fez isso com excelência; foram 20 pontos só no segundo tempo —a mesma pontuação que o esloveno teve no primeiro.

O armador ainda fechou o jogo com quatro rebotes, sete assistências, um roubo de bola e um bloqueio; seu aproveitamento foi de 56,3% nos arremessos de quadra.

Copa da NBA

Com duas vitórias em dois jogos e um saldo de 19 pontos, o Lakers segue na liderança do Grupo B da Conferência Oeste na Copa da NBA. A segunda colocação fica com o Los Angeles Clippers, que também tem duas vitórias, mas um saldo de pontos inferior. 

Os outros três times do grupo, Pelicans, Dallas Mavericks e Memphis Grizzlies, já sofreram pelo menos uma derrota, o que os coloca em bastante desvantagem e praticamente os tira da próxima fase, já que só o primeiro colocado avança.

Lakers x Pelicans: Destaques da partida

Lakers

Reaves: 31 pts, 4 reb e 7 ast.
Doncic: 24 pts, 7 reb e 12 ast.
Ayton: 20 pts, 16 reb e 2 ast.
Hachimura: 14 pts, 4 reb e 1 stl.
Smart: 13 pts, 5 reb e 5 ast.

Pelicans

Murphy: 35 pts, 5 reb e 1 stl.
Fears: 19 pts, 4 reb e 8 stl.
Jones: 13 pts, 6 reb e 3 ast.
Bey: 11 pts, 7 reb e 7 ast.