Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Ricardo Romanelli

    18 de Novembro de 2019 por Ricardo Romanelli

    O técnico Frank Vogel chegou ao Lakers cercado de desconfianças e incerteza. O time havia feito campanha decepcionante na temporada anterior, e reformularia todo seu elenco para a atual campanha. Além disso, o próprio Vogel não era a primeira escolha para o cargo, e foi contratado apenas depois de Monty Williams e Ty Lue recusarem o posto (o plano inicial da diretoria era que Vogel fosse assistente de um deles).

    Para piorar, muitos viam com receio a contratação de Jason Kidd como assistente. O ex-armador tinha feito “movimentos de poder” internos enquanto esteve com Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks, e o temor geral era de que ele utilizasse deste tipo de ardil e sua relação próxima com LeBron James para forçar uma demissão de Frank Vogel no decorrer da temporada.

    Apesar de tudo isso, o treinador impressionou a todos e muito rapidamente afastou qualquer ideia de fragilidade ou instabilidade no cargo. O Lakers tem atuado muito bem neste começo de temporada, alcançando a melhor campanha da liga após 13 jogos, e muito tem a ver com o trabalho de Vogel. O técnico conseguiu unir o grupo em torno de si e parece ter todos os jogadores comprometidos com seu papel no time. A identidade defensiva também o dedo dele, já que temos visto um time aguerrido e intenso neste lado da quadra, com características similares ao Indiana Pacers que o treinador comandou no começo dos anos 2010, que foi uma equipe de muito sucesso.

    https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/zXOdyZGzrkbt_n9Faey1Q3vSjB0=/0x0:4730x3154/920x613/filters:focal(1343x259:2099x1015):format(webp)/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/65561092/1175989351.jpg.0.jpg

    No geral, Vogel tem dado uma verdadeira aula sobre como gerenciar um time de veteranos com diferentes papeis e expectativas, e isso tem refletido dentro de quadra. Todos os atletas parecem satisfeitos com seus papeis e têm contribuído com o time. Assim, um elenco que muitos diziam ter buracos ou poucas peças de repente parece mais completo graças a um excelente trabalho da comissão técnica.

    O treinador também tem se mostrado bastante confortável com o constante escrutínio e assédio da mídia de Los Angeles, o que em parte se deve a sua experiência prévia como técnico em Indiana e também com o Orlando Magic. Já experiente e tarimbado, Vogel se mostra um verdadeiro baluarte em termos de conduta com a imprensa e ajuda a reforçar a imagem de seriedade e compromisso que este elenco já criou em pouco tempo na NBA.

    https://i0.wp.com/lakersoutsiders.com/wp-content/uploads/2019/09/GettyImages-1177517734.jpg?resize=768%2C560&ssl=1

    E até mesmo Jason Kidd, que muitos imaginavam ser o traiçoeiro assistente digno de uma novela policial tem se mostrado bastante entrosado com Vogel, com ambos conversando bastante à beira da quadra e buscando se complementar naquilo que o Lakers mais precisa: uma comissão técnica estável e competente, que possa ser o alicerce do time para a longa maratona de jogos que é a temporada regular da NBA.

    Neste sentido, Frank Vogel, você está de parabéns!

    Fala aí!