27 de Janeiro de 2021 postado por Renato Campos
O Lakers pode ser o melhor time da NBA no momento, mas a falta de envolvimento de Davis é uma grande preocupação. Ele tem uma média de apenas 21,8 pontos por jogo, que seria sua menor média desde a temporada 2013-2014. O jogador é simplesmente bom demais para marcar apenas esse número por jogo.
Ao contrário de LeBron, é difícil para um cara como Davis criar seu próprio ataque. Muitas vezes, ele vai precisar contar com jogadores como Schroder para conseguir a bola. Está claro que a equipe ainda está trabalhando para resolver problemas e Davis provavelmente está sofrendo mais com isso. O Lakers precisa descobrir como corrigir esse problema. Quando os playoffs chegarem, Davis se tornará muito mais importante.
Dito isto, o site Lake Show Life fez uma análise sobre o jogador que pouco ainda é discutida entre torcedores e mídia. O site levanta a questão que Davis sempre foi um jogador de talento único, mas que de certa forma, nunca ficou tanto tempo no auge apesar da sua qualidade aparecer todas as noites. O site ainda aponta:
"Todos nós sabíamos que era apenas uma questão de tempo. Todos perceberam que um jogador tão bom quanto Anthony Davis, estrela do Los Angeles Lakers, estava fadado a emergir em uma crise."
Anthony Davis é um jogador de basquete maravilhosamente talentoso. Ele é mais rápido do que a maioria dos homens de seu tamanho ou ainda maiores e domina oponentes menores. Ele tem um arremesso suave e muito alto para ser bloqueado e usa seu excelente atletismo e trabalho de pés para levar os defensores para o aro.
Em sua temporada de estreia com o Lakers, AD foi eleito para o First Team All-NBA. Ele teve uma média de 26,1 pontos, 9,3 rebotes, 3,2 assistências e 2,3 bloqueios por jogo. Sua porcentagem de cestas foi de 50,3% e ele chutou 33% de dos três pontos e com 84,6%, foi líder da equipe na linha de lance livre.
Ele foi ainda melhor na pós-temporada onde as respectivas médias foram 27,7 / 9,7 / 3,5 / 1,4, e seus percentuais foram de 57,1% / 38,3% / 83,2%. Ele foi eleito o vice-campeão de Jogador Defensivo do Ano, mas companheiros de equipe e muitos outros acharam que ele merecia ganhar o prêmio.
Mas nos primeiros 14 jogos da atual temporada do Lakers, Anthony Davis não pareceu o mesmo jogador dominante, especialmente no ataque. Sua média caiu 5 pontos para 21,1 e sua porcentagem de lance livre para 72,5%, que foi uma das mais baixas entre os jogadores ativos do Lakers.
Surpreendentemente, sua porcentagem de arremessos subiu para 52,5%, principalmente porque ele estava alcançando um recorde na carreira de 35,1% de suas tentativas de três pontos.
Mesmo assim, AD ficou frustrado com a queda em sua produção. Em entrevista após a vitória do Lakers sobre Milwaukee, ele disse que “estava péssimo”, que estava tendo dificuldade em encontrar o ritmo de arremesso e não sabia o que fazer para recuperar a forma.
Até aquele ponto, o Lakers não sentiu falta do famoso Anthony Davis. O GM Rob Pelinka decidiu na offseason que a equipe precisava de ataque adicional para complementar AD e LeBron James.
Assim, ele adquiriu Dennis Schroder e Montrezl Harrell, que têm média de dois dígitos em pontos e Marc Gasol, que está arremessando 38% dos três pontos e é um excelente passador, apesar de parecer em quadra em um ritmo completamente diferente dos demais.
Mas se o Lakers quiser defender seu título com sucesso, todos sabem que o time precisa que Davis seja o jogador que ele foi durante toda a sua carreira.
A principal razão para o início lento de AD poderia ser o curto período de tempo entre as finais em outubro e o início da nova temporada. Mas o pensamento predominante era que, como Davis tem apenas 27 anos, não deveria ser mais fácil para ele se recuperar rapidamente?
A resposta é um pouco mais complicada. Vamos lembrar que AD disse publicamente que prefere jogar de ala do que de pivô. A principal razão é para que ele possa evitar ser constantemente atacado por oponentes maiores. No entanto, na temporada passada, cerca de 12 dos 34 minutos de cada jogo ele jogou abaixo do aro.
Ele jogou ainda mais tempo como pivô na pós-temporada. JaVale McGee e Dwight Howard, que jogaram 36 minutos por jogo na temporada regular, combinaram para jogar apenas 25 minutos nos playoffs. E McGee acabou no banco por sete jogos, enquanto Howard jogou apenas em 18 dos 21 jogos do Lakers.
Como resultado, quando a temporada terminou, AD estava desgastado. Seu corpo precisava de uma offseason mais longa para se recuperar. Alguns anteciparam que ele poderia ser descansado por alguns jogos no início da temporada, mas ele jogou em todos os 14 jogos do Lakers até agora, embora seus minutos tivessem diminuído de 34,4 para 32,7.
Ele tentou facilitar seu caminho no fluxo das partidas, mas parece que não funcionou, pelo menos não da maneira que ele esperava. Ele tem dado dois arremessos a menos por jogo e 3 ½ menos de lances livres. Como observado anteriormente, embora sua porcentagem de três pontos tenha aumentado, sua precisão de lance médio e lance livre diminuiu.
Antes da equipe viajar para a antiga cidade natal de AD, Chicago, para enfrentar o Bulls, ele marcou mais de 30 pontos apenas uma vez e mais de 25 pontos apenas quatro vezes. Mas ele explodiu para o seu recorde da temporada com 37 pontos em 14-21 arremessos em apenas 28 minutos. Ele acertou 2-3 de além do arco e 7-9 da linha de lance livre. Ele acertou chutes de toda a quadra e até conseguiu 3 assistências.
A grande noite de Davis foi bem-vinda em um jogo em que o resto do ataque do Lakers teve dificuldades. Todo restante do elenco, fora Davis, acertou apenas 38% de quadra (22-58) e lamentáveis 12,5% (2-16) atrás da linha de três pontos (um jogo após arremessar 19-37, 51%, de longa contra o Bucks)
AD aumentou sua média de pontuação em um ponto para 22,1. Embora ele não marque 37 pontos todas as noites, é seguro apostar que ele terá uma média de mais de 22 no resto do caminho. E isso torna o ataque do Lakers, que já estava entre os cinco primeiros, ainda mais assustador para o restante da liga.
Relacionada: Anthony Davis diz que não queria mais jogar



