Se tem um esporte que vai chamar muita atenção na Olimpíada de Paris, esse será o basquete masculino com a equipe dos EUA e seu elenco de superestrelas no centro das atenções.
E a pergunta que muitos estão fazendo nesse momento é qual será o time titular do Team USA.
Recentemente, o podcaster Bill Simmons tentou projetar a escalação inicial da equipe dos EUA antes do jogo de estreia nos jogos olímpicos contra a Sérvia em 28 de julho.
A escalação inicial projetada por Simmons:
Anthony Edwards
Stephen Curry
LeBron James
Kevin Durant
Joel Embiid
Dentre esse grupo, apenas Edwards ainda não ganhou o prêmio de Jogador Mais Valioso da NBA. LeBron é quatro vezes MVP, Curry duas vezes MVP, e Durant e Embiid ganharam o prêmio uma vez cada.
A história recente do Dream Team americano
A equipe de 2004, que marcou a primeira participação de LeBron em competições olímpicas, ganhou a medalha de bronze, o que levou a uma reformulação do processo de seleção da equipe olímpica e à formação do Redeem Team em 2008, com Kobe Bryant, James, Dwyane Wade e Carmelo Anthony, e foi treinada pelo ex-técnico de Duke, Mike Krzyewski.
A equipe de 2008 derrotou a Espanha e o pivô do Hall da Fama Pau Gasol, por 118-107, para ganhar a medalha de ouro.
Quem pode derrotar a equipe dos EUA em Paris?
Quase como resultado direto da equipe dos EUA enviar suas estrelas da NBA para as Olimpíadas de 1992 e todas as Olimpíadas subsequentes, o basquete explodiu no cenário internacional e estamos vendo os resultados disso para a Olimpíada de 2024.
A equipe da França conta com o pivô do San Antonio Spurs e Calouro do Ano da NBA de 2024, Victor Wembanyama, e o pivô do Utah Jazz e quatro vezes Jogador Defensivo do Ano da NBA, Rudy Gobert. A Sérvia conta com o pivô do Denver Nuggets e três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic, o armador do Atlanta Hawks, Bogdan Bogdanovic, e o ala-pivô do Miami Heat, Nikola Jovic.
A Grécia conta com o astro do Milwaukee Bucks e duas vezes MVP da NBA, Giannis Antetokounmpo.
Mesmo com todo esse talento, o país que quase certamente representará a maior ameaça para a equipe dos EUA em 2024 será o Canadá. Os canadenses têm uma equipe diferente de qualquer outra na história do país, com o armador do Nuggets e campeão da NBA, Jamal Murray, o armador do Oklahoma City Thunder e duas vezes All-NBA, Shai Gilgeous-Alexander, juntamente com mais talentos da NBA como Andrew Wiggins, Luguentz Dort, Dillon Brooks, R.J. Barrett e Dwight Powell.