Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers estão no centro das atenções, disputando o título da temporada 2024-25 da NBA. E no meio dessa batalha, um nome se destaca com brilho próprio: Shai Gilgeous-Alexander, o MVP da temporada regular, que está em busca de seu primeiro anel de campeão.

Mesmo com a derrota no jogo 1 das Finais, após o Thunder desperdiçar uma vantagem de dois dígitos no último quarto, Shai brilhou, anotando 38 pontos e mantendo viva a esperança da franquia em conquistar seu primeiro título desde os tempos de Seattle SuperSonics, em 1979.

Kobe Bryant: ídolo eterno de Shai

Em entrevista recente durante as Finais, o armador canadense abriu o coração e falou sobre sua maior inspiração no basquete: Kobe Bryant, lenda do Lakers.

“Provavelmente é meu jogador favorito de todos os tempos. Nunca tive a chance de conhecê-lo pessoalmente… Mas não só para mim, para crianças do mundo inteiro, a influência dele é enorme, e o legado dele vai ser lembrado para sempre por causa do competidor e do jogador que ele foi”, disse Shai.

“Espero chegar perto disso como jogador um dia. Ele era um talento especial, uma pessoa especial. Que Deus o tenha.”

O espírito "Mamba" nas Finais

Com média de 32,7 pontos por jogo na temporada regular, a maior da liga, Gilgeous-Alexander tem levado esse espírito competitivo às Finais, onde precisará de atuações ainda mais emblemáticas para conduzir o Thunder ao topo. E ele sabe disso.

Bryant, conhecido por seu instinto assassino nos momentos decisivos, construiu uma carreira lendária com cinco títulos, dois prêmios de MVP das Finais e uma série de performances inesquecíveis no chamado “crunch time”. Agora, é a vez de Shai tentar escrever sua própria história.

Se Oklahoma City quiser mudar o rumo da série e superar os Pacers, precisará que seu MVP canalize o melhor de sua inspiração. E, quem sabe, repita os momentos mágicos que fizeram de Kobe Bryant um dos maiores da história.