06 de Junho de 2025 postado por Renato Campos
O Jogo 1 das Finais da NBA 2025 entregou um dos finais mais memoráveis da história recente da liga. E, mais uma vez, quem brilhou nos momentos decisivos foi Tyrese Haliburton, o novo senhor da bola decisiva nos playoffs.
Com uma frieza impressionante, o armador do Indiana Pacers converteu mais um arremesso no estouro do cronômetro e garantiu a vitória por 111 a 108 sobre o Oklahoma City Thunder, fora de casa. O Thunder vencia por 108 a 99 com menos de 3 minutos no relógio. Segundo a ESPN, nenhum time havia vencido uma partida das Finais da NBA após estar perdendo por pelo menos nove pontos nos três minutos finais... até agora.
TYRESE HALIBURTON GIVES THE PACERS THE LEAD!
— NBA (@NBA) June 6, 2025
GET TO ABC NOW FOR THE FINISH! pic.twitter.com/l4SPrNspGG
Haliburton entra de vez para a história dos playoffs
Se alguém ainda duvidava da aura clutch de Haliburton, o jogador de Indiana tratou de responder com números e sangue frio. Este já é o quarto arremesso convertido por ele nos cinco segundos finais do último quarto ou da prorrogação nestes playoffs, um recorde desde que a NBA começou a registrar jogadas segundo a segundo (1996–97).
Antes disso, Haliburton já havia decidido o Jogo 5 contra o Bucks, acertado o arremesso da vitória no Jogo 2 contra o Cavaliers e igualado o placar no fim do Jogo 1 contra os Knicks. A bola que selou a vitória contra o Thunder veio de média distância, com um fadeaway limpo que pareceu inevitável assim que saiu de suas mãos.
Dominados nos números, mas imbatíveis no espírito
A vitória do Pacers é ainda mais impressionante diante das estatísticas: o time cometeu 25 turnovers (contra apenas 7 do Thunder) e mesmo assim venceu. Nunca uma equipe havia vencido um jogo de playoff com um déficit tão grande em perdas de bola.
O segredo? Controle do segundo tempo, defesa implacável e domínio nos rebotes. O Indiana cometeu 20 turnovers no primeiro tempo, mas apenas cinco depois do intervalo. Nos rebotes, a diferença foi brutal: 56 a 39 para os Pacers.
Defesa brilha nos momentos decisivos
Mesmo com 38 pontos, Shai Gilgeous-Alexander foi contido nos momentos cruciais. Pascal Siakam deu um toco essencial em uma tentativa de bandeja de SGA no último minuto. Na posse seguinte, Andrew Nembhard forçou o astro do Thunder a um arremesso desequilibrado que não caiu, abrindo caminho para o herói Haliburton.
Além disso, Indiana limitou Jalen Williams e Chet Holmgren a apenas 23 pontos combinados, com aproveitamento de apenas 28% nos arremessos (8/28).
Nunca subestime o Pacers
O Thunder ainda é favorito na série, e tem um elenco talentoso e profundo. Mas se há algo que o Pacers vêm ensinando a todos nestes playoffs é: nunca duvide de um time que não se rende.
Eles já viraram desvantagens de 15 pontos cinco vezes na pós-temporada, um feito inédito na era dos registros detalhados da NBA. Agora, com Haliburton vivendo uma das fases mais frias e decisivas que a liga já viu, Indiana está a três vitórias de um título improvável, porém merecido.