O Los Angeles Lakers venceu o Golden State Warriors na noite de sábado (7) por 105 a 99 após virar o placar no segundo tempo. Sem Luka Doncic, o time apostou na coletividade e teve seis jogadores com pelo menos 10 pontos.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Toma lá, dá cá

O Lakers começou o jogo um pouco melhor, chegando a abrir quatro pontos de vantagem, mas o Warriors logo se impôs, virou e conseguiu abrir uma diferença de sete pontos. Mas nosso time não ficou muito tempo atrás; após essas duas diferenças para cada lado, o placar ficou bastante equilibrado.

Os visitantes terminaram os dois primeiros quartos apenas um ponto à frente; antes do intervalo, foram 14 trocas de liderança, mostrando respostas imediatas aos ataques de ambas as equipes. O que mais atrapalhou o Lakers nesse começo de jogo foi o alto número de turnovers —foram 13 só no primeiro tempo. 

Mas o que nos manteve em pé de igualdade foi o jogo coletivo; JJ Redick usou bem a rotação desde o começo da partida. Na saída para o intervalo, todos os jogadores já haviam feito pelo menos dois pontos. Ninguém saiu de quadra zerado.

LeBron conduz a virada

Durante o intervalo, parece que o senso de urgência bateu na porta do Lakers. O time voltou em um ritmo completamente diferente, especialmente LeBron James, que anotou 12 pontos em três minutos, comandando não só a virada, como também uma liderança que chegou a exatos 12 pontos.

O último quarto voltou a ser mais disputado, com corridas de 7 a 0 de ambos os lados. O Golden State chegou a diminuir a diferença de 12 para apenas três pontos, mas mais uma vez, o coletivo do Lakers apareceu e garantiu mais uma vitória no clutch time.

Dois grandes nomes além de LeBron foram Marcus Smart, que quase não saiu da linha de lance livre, e Jarred Vanderbilt, que não perdeu nenhuma oportunidade de arremessar do perímetro, já que não estava sendo marcado na linha dos três pontos, além de marcar presença no garrafão.

Estreia de Luke Kennard

Recém-chegado ao Lakers após troca envolvendo Gabe Vincent, Luke Kennard causou uma ótima primeira impressão. O ala estreou ainda no primeiro quarto, com seu cartão de assinatura: bola tripla, da qual já registrou 50% de aproveitamento. Ao todo, nosso novo jogador anotou 10 pontos vindo do banco, além de dois rebotes, duas assistências e um roubo de bola.

Draymond Green e arbitragem polêmica

A arbitragem da partida entre Lakers e Warriors passou longe de ser uma das melhores da NBA. Draymond Green cometeu duas faltas duríssimas no jogo, sendo uma contra Vanderbilt, segurando seu pescoço, e outra empurrando Austin Reaves, que chegou a cair no chão.

Essa falta no ala-armador, inclusive, foi tão maliciosa que Maxi Kleber foi tirar satisfação. Apesar da confusão, os juízes não revisaram nenhuma das agressões cometidas por Green, que fechou o jogo com cinco faltas pessoais.

JJ Redick também errou em não desafiar nenhuma das marcações; uma revisão dos árbitros poderia ter convertido as penalidades de Draymond em falta flagrante, o que resultaria em expulsão.

Lakers x Warriors: Destaques da partida

Lakers

LeBron: 20 pts, 7 reb e 10 ast.
Hachimura: 18 pts, 1 reb, 1 blk.
Reaves: 16 pts, 5 reb e 8 ast.
Smart: 15 pts, 3 reb e 4 ast.
Vanderbilt: 13 pts, 8 reb e 2 ast.
Kennard: 10 pts, 2 reb e 2 ast.

Warriors

Moody: 25 pts, 4 reb e 2 ast.
Santos: 15 pts, 8 reb e 3 ast.
Podziemski: 14 pts, 6 reb e 4 ast.
Spencer: 14 pts, 5 reb e 7 ast.
Payton: 13 pts, 5 reb e 2 stl.