O futuro de LeBron James na NBA é incerto; ninguém sabe dizer se o astro de 40 anos vai se aposentar no Los Angeles Lakers, ou se vai escolher um novo destino para sua despedida a partir do momento em que se tornar um agente livre, na offseason de 2026.
Perguntas sem respostas
O próprio LeBron alega não saber qual será seu destino na NBA, muito menos a data de sua aposentadoria. Mas há uma certeza: ele começará a próxima temporada como um Laker e terá um salário de quase US$ 53 milhões.
Para saber algo para além disso, o próprio James precisa responder algumas perguntas cruciais. Confira quais são elas:
LeBron quer voltar para Cleveland?
LeBron James sempre parece estar em casa cada vez que volta para Cleveland, seja durante as férias, ou seja para um jogo contra o Cavaliers. E isso é natural, já que esse foi o time que o draftou em 2003.
E a cidade retribui; LeBron é um dos maiores ídolos da torcida, principalmente por ter sido protagonista do primeiro e único título da franquia. Seria poético encerrar a carreira no lugar onde tudo começou —principalmente se houver chance de título.
![]()
LeBron quer jogar ao lado de Stephen Curry?
Os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 deram a LeBron uma sensação que ele nunca havia experimentado antes: ter Stephen Curry como companheiro de equipe em vez de adversário. E ele gostou dessa sensação.
Juntos, eles voltaram aos Estados Unidos com uma medalha de ouro no pescoço. A possibilidade de conquistar um título com Curry pode fazer com que o veterano queira repetir a dose na NBA.
Qual time de grande mercado pode chamar a atenção de LeBron?
Além de Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, um grande mercado que pode chamar a atenção de LeBron James é o New York Knicks, uma das franquias mais tradicionais da NBA.
LeBron nunca escondeu o quanto gosta de jogar na quadra do Madison Square Garden, que cobra os ingressos mais caros da liga. Estar lá é como estar em um palco, com todos os holofotes possíveis. O Knicks é antigo, forte e cheio de torcedores famosos —assim como o Lakers. Encaixar um astro como James em um palco como o do Garden parece até coisa de cinema.
LeBron vai para qualquer time que lhe dê a chance de ganhar o quinto título, mesmo por um salário menor?
Todas essas perguntas podem nem fazer sentido diante do principal objetivo de LeBron James para o fim de sua carreira: conquistar o quinto anel. Então, a pergunta mais óbvia que ele precisa responder é se iria para qualquer time que lhe dê essa chance.
E com qualquer time, é necessário dizer: com qualquer salário. Ele estaria disposto a ter um contrato bem menor que o de US$ 53 milhões em franquias como Houston Rockets, Oklahoma City Thunder e até mesmo New York Knicks?
Porque essas, hoje, são equipes com reais chances de brigar pelo título na próxima temporada. Mas com seus atuais elencos, podem não ter espaço suficiente na folha para oferecer um salário como o de agora a LeBron James. E, de fato, ele é o único capaz de responder tudo isso.