Na última quarta-feira (19) LeBron James iniciou a sua 23º temporada na NBA aos 40 anos de idade, acumulando mais um recorde para o seu currículo: o de carreira mais longa na história da liga.
“Eu consigo acompanhar qualquer um. Nem entendo por que isso foi sequer uma pergunta. O que há de errado com essas pessoas? Só de assistir aos jogos, eu já me colocava mentalmente em como poderia ajudar o time. Ainda atraio muita atenção com a bola nas mãos,” disse LeBron James.
LEBRON JAMES DUNK.
— Hoop Central (@TheHoopCentral) November 24, 2025
Agora com o quinteto inicial praticamente definido a pergunta que muitos vem fazendo é se Lebron James irá de fato assumir um papel de coadjuvante no time, embora não seja algo definitivo ou imediato, devido a alguns fatores:
Luka Doncic teve grande destaque na grande maioria dos jogos dessa temporada e o esloveno deve se tornar o principal rosto do Lakers no futuro; apesar da longevidade,
LeBron não apresenta mais o mesmo físico do seu início de carreira; há indicações dele estar aberto a um papel menor ou mais seletivo: segundo análises, ele pode ver mais sentido em contribuir de uma forma mais estratégica nos momentos decisivos, em vez de carregar o time como em seus anos mais jovens.
Austin Reaves vem mantendo boas médias e assumindo a responsabilidade na ausência das principais estrelas.
Deandre Ayton tem o melhor aproveitamento na carreira nos arremessos.
Hachimura apresenta um dos melhores aproveitamentos de 3 pontos na temporada e o time ainda ganha profundidade com Jake LaRavia, Marcus Smart e Jaxson Hayes.
LeBron mostrou como pode contribuir nesta temporada
Na sua estreia contra o Utah Jazz, apesar da pontuação baixa, apenas 11 pontos, teve 12 assistências, Lebron garantiu um duplo-duplo e mostrou que pode contribuir muito com o time e que sua experiência, liderança e impacto em momentos decisivos contam muito.
“Esta é a primeira vez que comecei uma temporada de basquete sem ter jogado, desde que comecei a praticar o esporte, aos nove anos de idade, nunca tinha perdido o início de uma temporada”.
A transição deve acontecer de uma forma gradual. LeBron deve reduzir sua carga de jogador principal nas próximas temporadas, mas sempre utilizando da sua experiência para ajudar os mais jovens, como no caso Luka Doncic, e ainda ter momentos e minutos importantes em jogos decisivos.